Mutirão de cirurgias eletivas de cataratas prosseguem  até domingo,dia 9 de dezembro, no Hospital Dom Antônio Monteiro – HDAM. Estão previstos a realização de cerca de 700 procedimentos cirúrgicos em pacientes do município de Senhor do Bonfim.

Para usufruir do atendimento, é necessário ter acima de 60 anos e apresentar os seguintes documentos: Cartão SUS, documento de identificação original com foto e comprovante de residência.
“No primeiro momento é feito a triagem dos pacientes, porque alguns não vão precisar de cirurgia. Aqueles que precisarem, são encaminhados para realização dos exames pré-cirúrgicos ,e, posteriormente , a cirurgia no centro cirúrgico do hospital”, explicou a secretária de Saúde do município de Senhor do Bonfim, Angeli Matos.
O mutirão de catarata é uma parceria do governo do Estado, SUS e Prefeitura  de Senhor do Bonfim. No total, a ação beneficia cerca de 2 mil pacientes dos municípios que compõem o Território do Piemonte Norte do Itapicuru.
No Mutirão, os pacientes estão sendo atendidos pela equipe da Clínica Oftalmo Diagnose. “Ave Maria! Nem se compara”.Antes a minha visão era pouca, pouquíssima, agora estou vendo tudo., afirmou  dona Maria Roseli após sair da sala de cirurgia.
“Aqui estamos vendo mais uma vez o compromisso do governador Rui Costa e do secretário Fábio Villas-Boas com o povo da Bahia. É  a nossa gestão  mostrando mais uma vez  sensibilidade e  a capacidade administrativa e política de trazer esse tipo de serviço para nossa população”, pontuou o prefeito Carlos Brasileiro durante o mutirão.
Além de identificar os casos de catarata, o mutirão também está  detectado pacientes com outras patologias da visão. Segundo  a secretaria  de Saúde, o  domingo e a segunda-feira (10), estão reservados para avaliação dos pacientes no pós-operatórios.
Catarata é uma opacidade do cristalino, a lente natural do olho. Quem têm a doença fica com a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada. Com a cirurgia, é possível voltar a enxergar normalmente. 
Compartilhe isso