Programação da I Jornada Pedagógica das Licenciaturas da Univasf

Com o objetivo de proporcionar um espaço integrado de discussões sobre as perspectivas de formação nos cursos de Ciências da Natureza e Geografia, do Campus Senhor do Bonfim (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada a I Jornada Pedagógica das Licenciaturas da Univasf.

O evento é promovido pelos Colegiados dos dois cursos e acontecerá nos dias 1º e 2 de fevereiro, no auditório do campus. As inscrições são gratuitas e estão abertas a partir de hoje (25).

O público-alvo da Jornada são os estudantes e professores de ambas as graduações, além dos discentes da especialização em Ensino de Ciências. Para se inscrever, é necessário comparecer ao Colegiado de Ciências da Natureza (CCINAT), entre as 13h e as 21h. São disponibilizadas 100 vagas para a participação nas mesas redondas e 40 vagas para as oficinas.

A programação será composta por diferentes espaços, que tratarão de temas como metodologias ativas, educação inclusiva e configurações curriculares para a formação de professores. A abertura oficial será realizada no dia 1º de fevereiro, às 19h, e contará com a presença do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, do coordenador do CCINAT, Manoel Messias, e do coordenador do Colegiado de Geografia, Pedro Nóbrega.

Para Manoel Messias, as discussões propostas na Jornada refletem a preocupação da Universidade com o cenário de incerteza na educação básica no Brasil. Segundo ele, os dois cursos de Licenciatura do campus vivenciam desafios a respeito do futuro profissional dos egressos. “Recentemente, o curso de Ciências da Natureza teve uma mudança no projeto pedagógico, ampliando a área de atuação, antes restrita ao ensino fundamental, para todo o ensino básico. Isso nos leva a rediscutir o processo de formação dos estudantes”, afirma.

O coordenador do CCINAT também explica que o ensino da disciplina de geografia na educação básica sofreu modificações após a aprovação da reforma no ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, o Colegiado de Geografia sentiu a necessidade de refletir sobre as alternativas de trabalho disponíveis para os egressos do curso – debate que estará presente em uma das mesas redondas da Jornada.

Ainda de acordo com Manoel Messias, a realização da I Jornada Pedagógica das Licenciaturas da Univasf – Campus Senhor do Bonfim potencializa a ideia de um campus integrado, com maior sensibilidade para promover discussões coletivas e interdisciplinares e que mobilizem toda a comunidade acadêmica. “Nosso interesse é reunir os docentes e discentes, levantar as dúvidas e inquietações, a fim de perceber as nossas demandas e criar uma estrutura de suporte para professores e alunos”, declara Messias.