Projeto divulga as riquezas naturais, culturais e gastronômicas, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região
Tamara Leal
O que o Sertão tem? As respostas são inúmeras e não cabem em um despretensioso texto, por maior que ele seja. Mas vamos para algumas respostas: clima semiárido, belezas únicas e exuberantes, culinária típica e forte, povo acolhedor e cultura bastante diversificada – influenciada por indígenas, africanos e europeus. Essa multiplicidade dá ao sertão uma personalidade impar que desperta nos sertanejos um amor incondicional ou em quem, de fato, se propõe a conhecê-lo.
Em abril de 2016, unidos pelo amor ao sertão, os amigos e administradores, Diego Fonseca, Júlio César e Creso Junior, criaram o Nos Caminhos do Sertão (NCS). O projeto social tem o objetivo de fomentar o turismo no sertão nordestino, divulgando as suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região.
“A nossa missão é proporcionar o desenvolvimento do sertão nordestino por meio da valorização, incentivo, promoção e implementação de atividades turísticas, prezando sempre pelo respeito ao meio ambiente e as culturas locais”, explica Creso Junior.
Com Canal no YouTube, página no Facebook (cerca de nove mil seguidores) e conta no Instagram (recém-criada), o NCS divulga cidades, regiões rurais, festas e atrativos do sertão, com registros em fotos e vídeos. “Esses registros chegam a centenas de pessoas, algumas publicações já atingiram mais de 150 mil visualizações, contribuindo com a divulgação do sertão e suas riquezas”, ressalta Júlio César.
Conhecida como a Capital da Energia e Cidade das Águas, a publicação da cidade baiana de Paulo Afonso já conseguiu 2,1 mil curtidas, 2,1 mil compartilhamento e 158,225 mil visualizações. A publicação de Jacobina, município do Centro Norte baiano, com mais de 80 mil habitantes, alcança mais de 2,4 mil curtidas e 1,1 mil compartilhamentos, conseguindo, até o momento, 78.463 visualizações.
Seguidor do NCS nas redes sociais, Alberto Viana elogia a iniciativa: “Desejo sucesso e que trabalhem na filosofia do turismo comunitário e solidário, tendo os sertanejos como sujeitos do processo de turismo, como estratégia de desenvolvimento da base territorial, local e comunitária. Esse seu povo é o mais bonito do mundo e merece brilhar. O agricultor familiar do sertão tem muito a mostrar e ganhar com isso”.
TURISMO E SUSTENTABILIDADE
Importante gerador de emprego e renda em todo o planeta, no final de 2016 a Organização das Nações Unidas (ONU) deu destaque ao turismo declarando 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A resolução reconhece “a importância do turismo internacional e, em particular, a designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações”.
SERVIÇO
A NCS é uma organização que atua na divulgação de atrativos turísticos direcionados para o turismo no Sertão nordestino.
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCdjK9tF9vTJ3a_AwZBR9cOg
Facebook: https://m.facebook.com/ncsertao/
Instagram: https://www.instagram.com/ncs_sertao/
E-mail: ncsturismo9@gmail.com
Telefone: (75) 9 9929 – 1551

 

Compartilhe isso