mapa

O mapa da violência sexual na Bahia no ano de 2015 acabou de ser divulgado, os municípios da região com índices mais elevados foram Quijingue com 6 casos de estupros registrados, média de 20,94 por cada 100 mil habitantes, Itiúba, também com seis casos registrados (média de 15,59) e Euclides da Cunha com oito casos (média de 13,19). Os municípios do Extremo-Sul do estado lideram.

Um homem conhece uma mulher pela internet e, após algum tempo, se muda para a casa dela em Itamaraju, Extremo-Sul do estado. Lá, passa a morar com a mulher e suas duas filhas, de 15 e 8 anos. Seis meses depois, o padrasto é flagrado pela adolescente estuprando a irmã mais nova. A vizinha, ao ouvir o relato da adolescente, chama a polícia, que chega a tempo de prender o agressor em flagrante.

Cenas assim, ou parecidas com essa, se repetiram 517 vezes no ano passado nos 70 municípios do Sul e Extremo-Sul. As duas microrregiões sustentam os dois primeiros lugares num ranking nada animador: as áreas com maiores taxas de estupro da Bahia. Enquanto no Extremo-Sul ocorreram 27,1 casos para grupo de 100 mil habitantes, no Sul essa taxa foi de 21,8 em 2015.

As duas taxas superam em pelo menos três pontos a de Salvador, de 18,1, onde 531 estupros foram registrados de janeiro a dezembro do ano passado. Nas duas regiões, quem lidera a taxa de estupros é a pequena Pau Brasil, com 10 mil habitantes. Foram sete casos em 2015, ou seja, 64,1 de taxa.

Os dados dos crimes foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e mostram que, a cada 100 mil habitantes do Sul e Extremo-Sul, juntos, 24 foram violentadas em 2015. Os 517 casos estão distribuídos nas 70 delegacias territoriais ou nas especializadas de atendimento à mulher. Embora nenhuma delas supere em números absolutos a capital, 30 municípios têm taxa de estupro maior do que a de Salvador.

estupro_brasil

Números
Os crimes de violência sexual fazem parte da realidade de quase todos os 417 municípios baianos. No ano passado, apenas 98 deles (23,5%) não tiveram nenhum caso levado às delegacias. Já entre os que registraram as maiores taxas, três estão no Sul e Extremo-Sul: Pau Brasil, em 4º lugar, com 64,19; Itanhém, em 7º, com 48,52; e Porto Seguro, em 9º, com 46,07.

CONFIRA ÍNDICES DE TODOS OS MUNICÍPIOS DA BAHIA AQUI

Em números absolutos, metade dos dez municípios do interior com o maior volume de registros também está nas duas regiões: Ilhéus, em 2º lugar, com 76 estupros; Porto Seguro, em 3º, com 67; Teixeira de Freitas, em 5º, com 53; Itabuna, em 8º lugar, com 43; e Eunápolis, em 10º, com 37 casos. Na região, há Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) em Porto Seguro, Itabuna, Ilhéus e Teixeira de Freitas. E elas não registram casos das cidades vizinhas.

dados

Compartilhe isso