Apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, Cleiton Vieira, já foi sancionado, pelo prefeito, Carlos Brasileiro, o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Assistência aos Portadores de Vitiligo. O objetivo da Lei é criar o Programa nas Unidades Básicas de Saúde, que deverá assistir a pessoa portadora de vitiligo, bem como garantir acompanhamento, cuidados e particularidades, através do acompanhamento de Dermatologistas, Psicólogo, Fornecimento de Medicamento e Exames.

O projeto aprovado por unanimidade também propõe a orientação e esclarecimento sobre a doença e a conscientização da sociedade e autoridades públicas. “É necessário criar iniciativas para sensibilizar e conscientizar a sociedade e o poder público para que seus portadores tenham um tratamento adequado, com os profissionais de saúde que fazem o tratamento de maneira correta e não sofram mais preconceito”, reforçou Cleiton Vieira.

A DOENÇA – o vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

ASCOM – Cleiton Vieira

Compartilhe isso