Prefeitura de Jaguarari divulga novo boletim epidemiológico sobre o coronavírus

A Prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde divulgou nesta Quarta-feira (01), o novo boletim epidemiológico sobre o novo Coronavírus (Covid-19) no município. A administração municipal segue adotando diversas medidas restritivas e de combate à chegada da doença no município, como o monitoramento de pessoas vindas de cidades com casos positivos. Por esta razão a secretaria de saúde pede que a população colabore, informando sobre pessoas vindas de estados com casos positivos para que os mesmos possam cumprir o isolamento recomendado e monitorado.

#JuntosSomosmaisfortes
#Todoscontraocoronavirus

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari está finalizando mais uma etapa de recuperação de estradas vicinais pelo município

A prefeitura de Jaguarari através da secretaria de infraestrutura vem seguindo seu cronograma de ações e está finalizando mais uma etapa de ações de recuperação de diversas estradas vicinais no município. O trabalho está acontecendo na estrada que liga a localidade de Outeiro a BR-407. O trabalho de recuperação foi realizado anteriormente nas localidades de: Antas 1 e 2, Diogo, Lagoa do Mateus, Melancia, Caçador e divisa com Pedra Vermelha.
“Independente da crise do coronavírus estamos intensificando a recuperação das estradas vicinais do município. Estamos finalizando mais uma etapa do cronograma iniciado este ano. Continuaremos nosso trabalho já que depois das últimas chuvas algumas estradas tiveram trechos bastante danificados. O trabalho não para, a população pede e a prefeitura faz”, falou o secretário de infraestrutura – Fábio Vieira.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Enquanto regiões repassa redução no combustível, proprietários de postos em Sr. do Bonfim fingem desconhecer

Posto Preço Bom – Capim Grosso.

Em Senhor do Bonfim, os postos de combustíveis continuam abusando dos preços e não repassando para o consumidor final as reduções fornecidas pela Petrobras, que reduziu os valores em pelo menos três vezes no mês de março.

A População ensaia mais um Protesto contra os proprietários de postos em nosso município.

Prefeitura de Jaguarari prorroga prazo de fechamento do comércio por mais 15 dias

Na tarde desta terça-feira (31), o prefeito de Jaguarari Everton Rocha esteve reunido com representantes da classe empresarial, secretários de governo e representantes do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19 para discutir medidas de contenção e prevenção ao coronavírus, após a confirmação do primeiro caso positivo na região. Após o encontro ficou determinado a prorrogação do fechamento de estabelecimentos comerciais no município por mais 15 (quinze dias).

De acordo com o novo Decreto Municipal nº 0133/2020, publicado nesta terça-feira (31), ficam mantidas as determinações existentes do decreto anterior que teve seu prazo de vigência expirado no dia de hoje, com algumas alterações como:

• Imediato levantamento de novas barreiras nas entradas dos Distritos de Juacema, Catuni e Santa Rosa, visando o controle de acesso dos veículos oriundos de municípios com casos confirmados do Coronavírus,
• Reabertura de agências bancárias, loterias e correspondentes bancários, na Sede e nos Distritos de Gameleira, Pilar e Santa Rosa, podendo ser realizado todos os tipos de transações bancárias relacionadas com serviços essenciais, pagamentos de programas sociais, água, luz, boletos bancários, depósitos e retiradas;
• Seguindo as determinações do Banco Central, fica estabelecido o horário das 09h às 10h para atendimento exclusivo a idosos, gestantes, portadores de deficiência pelos bancos, lotéricas e correspondentes bancários;
• Ficam obrigados os Bancos, Lotéricas e Correspondentes em disciplinar, com seus próprios funcionários, as filas internas e externas de seus clientes e demais consumidores, realizando sinalização horizontal, com a distância mínima de l m (um metro) entre essas pessoas;
• Fica autorizada a cessão de vigilantes, guardas municipais, porteiros, recepcionistas e demais profissionais das Secretarias Municipais com atividades suspensas, especialmente Secretaria de Educação para a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, visando atuar nas barreiras físicas, preenchimento de formulários e campanhas de conscientização da população;
• Poderão funcionar as borracharias instaladas ao longo das estradas de Jaguarari, para atendimento de caminhoneiros e demais veículos de passagem e as casas de material de construção, estas ultimas em regime de entrega.

Todas as medidas adotadas estão em conformidade com orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS, Ministério da Saúde e Governo do estado da Bahia, bem como as recomendações do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Prefeitura de Senhor do Bonfim realiza pulverização de ruas no combate ao coronavírus

Na manhã desta terça-feira, 31 de março, aconteceu mais uma ação de prevenção e combate ao coranvírus (Covid-19) em Senhor do Bonfim. A medida preventiva foi a pulverização de áreas de grande circulação com objetivo de eliminar possíveis contaminações pelo vírus.

A limpeza especial com auxílio de oito tratores agrícolas teve seu início na Praça Juracy Magalhães –imediações da prefeitura -, e contou com a presença do prefeito Carlos Brasileiro e do secretário de Saúde e vice-prefeito, José Antônio.

“Eu quero aqui agradecer a participação efetiva do produtor rural Mauricio Cardoso, que está cedendo os tratores equipados para pulverização das ruas . E dizer também que essa higienização é mais uma ação de prevenção e cuidado com a família bonfinense”, ressaltou Brasileiro durante a limpeza.

A desinfecção está sendo coordenada pelo Comitê de Gestão de Crise do Covid-19 e conta com apoio de agentes da secretária de Infraestrutura, secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, empresa Torre, Defesa Civil e Secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário municipal de saúde, a ação na cidade é parecida com que a China e outros locais do mundo adotaram no combate à Covid-19.

“Essa medida de desinfecção à base de cloro e água em lugares públicos acontece em todo mundo. O composto é um método bastante eficaz no combate ao vírus”, afirma José Antônio.

A higienização já passou pelo centro comercial, bairro do Derba, Avenida ACM, Praça Nova, Avenida Antônio Laurindo, Fernandes da Cunha,Roberto Santos, entre outros logradouros. Nesta quarta-feira (1º), o trabalho continua no bairro Santos Dumont, Bonfim 3, Grande Olaria , Alto Cigano e Alto da Maravilha.

“ A orientação do prefeito é chegar na cidade toda com a higienização, inclusive nas comunidades, povoados e distritos”, ressalta Jeferson Muricy, membro da Defesa Civil / SEDAF.

ASCOM PMSB

Prefeitura de Jaguarari recebeu da Mineração Caraíba primeira parte dos equipamentos de enfretamento ao Covid-19

A luta contra a chegada do coronavírus em Jaguarari ganhou um grande reforço. Nesta terça-feira (31), o prefeito Everton Rocha, acompanhado de secretários de governo e de membros do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, recebeu dos representantes da Mineração Caraíba, a primeira parte dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Segundo o representante da mineradora na próxima semana seria entregue mais uma parte dos equipamentos, restando chegar ao município apenas os testes rápidos para o Covid-19.

Vale lembrar que pelo acordo celebrado entre administração municipal e empresa ficou acertada a criação de um fundo denominado “Fundo Covid-19”, no valor de R$ 180.200,00, em que a Mineração Caraíba se compromete a doar EPI’s, como roupas para isolamento, máscaras com válvulas, máscaras cirúrgicas descartáveis, aventais descartáveis e óculos de proteção. Além disso, serão doados à Prefeitura de Jaguarari mil testes rápidos do Covid-19.

“Após a confirmação do primeiro caso positivo em nossa região temos que redobrar os esforços, e com a chegada desses equipamentos os nossos combatentes estarão ainda mais protegidos, para enfrentar esse mal que infelizmente está cada dia mais próximo. Gostaria de agradecer a Mineração Caraíba pela parceria e pelos equipamentos que irão nos auxiliar no combate ao Covid-19”, destacou o prefeito.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Prefeito de Jaguarari Everton Rocha busca redução das filas e aglomerações nos bancos e casas lotéricas após reabertura

Nesta terça-feira (31), o prefeito de Jaguarari se reuniu com secretários de governo, representantes do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19 e com o representante da Caixa Econômica, onde foi debatida a problemática das filas nos bancos e nas Lotéricas, de modo a evitar as aglomerações no centro da cidade. Além disso, foi debatida a reabertura dos correspondentes da Caixa Econômica nos distritos e povoados.
Após autorizar a reabertura de agências bancárias e casas lotéricas no município para o atendimento exclusivo de pessoas em situação de vulnerabilidade, grupos de risco de pandemia ou que necessitam de serviços essenciais como: bolsa família, seguro desemprego, aposentadorias, saques FGTS e demais programas sociais. Foram constatados que nos locais estavam sendo formadas aglomerações e longas filas.
“Entendemos que as pessoas precisam desses serviços e autorizamos a reabertura dos bancos e loterias para um público exclusivo. Porem foram geradas filas e aglomerações, então hoje estamos buscando alternativas para a manutenção dos serviços, solucionando esses problemas. Após a confirmação de do primeiro caso positivo de coronavírus em nossa região devemos redobrar os cuidados”, destacou o gestor.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Câmara de Senhor do Bonfim votará aumento para servidores municipais e criação de fundo Municipal de Combate ao COVID 19 na próxima quinta-feira

Em mais uma reunião conjunta dos vereadores e da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim na manhã desta terça-feira (31/3), para definir a votação em regime de urgência urgentíssima do Projeto de Lei nº 009/2020, de autoria do poder executivo, que Autoriza o Prefeito, a conceder reajuste salarial de 6%, nos vencimentos dos servidores que ocupam o cargo de Professor, em todos os níveis, com atuação na Rede Municipal de Ensino, os servidores públicos efetivos e comissionados, lotados na PROJUR – Procuradoria Jurídica do Município e do ocupante do cargo de Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

Outro projeto que será votado será o Projeto de Lei do Legislativo que cria o Fundo Municipal de Combate ao Corona Vírus – COVID 19, vinculado a Secretária Municipal de Saúde, para captar repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para implementação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltadas ao combate do corona vírus – COVID 19. O fundo é idealizado pelo vereador Cleiton Vieira, discutido, melhorado e subscrito pelos demais vereadores.

Durante a reunião desta manhã ficou definido ainda que a Sessão Extraordinária, ocorrerá na próxima quinta-feira (02/04), às 9h da manhã, a entrada ao prédio da Câmara será restrita aos servidores, que trabalharão no plenário, atuando diretamente no andamento da sessão. Mas a população poderá acompanhar a sessão nos canais de comunicação da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim em seu site oficial, no You Tube e Facebook. A medida tem por finalidade evitar aglomeração durante a discussão e votação dos projetos de lei.

Também ficou decidido a criação de uma comissão especial de vereadores que fará parte das discursões do Comitê de Crise, criado pelo governo municipal, que avalia semanalmente a evolução da epidemia em Senhor do Bonfim e a adoção de outras medidas que sejam necessárias. Os vereadores desta comissão também acompanharam as ações do poder executivo no enfrentamento da epidemia.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM

Renda emergencial aprovada, falta a sanção presidencial. Como funciona ? Você tem direito? Por Dr Diogo Costa

Dr Diogo Costa, advogado.

Renda emergencial aprovada, falta a sanção presidencial. Como funciona ? Você tem direito?
São elegíveis ao benefício de R$600,00 os cidadãos que apresentarem os seguintes requisitos:
– ser maior de 18 anos; – não ter emprego formal; – não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Bolsa Família; – ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos;
– não ter, em 2018, recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.
Como a inscrição será feita? O governo divulgará um site específico para as pessoas se cadastrarem.
Como ficam os beneficiários do Bolsa família? Fiquem atentos para saber se uma nova inscrição precisará ser feita ou se o benefício será pago automaticamente. Como ficam os inscritos no Cadastro Único? Também precisam ficar atentos para saber se precisarão se inscrever no site do governo. E quem não está no BF e nem no CadÚnico? Terão que se inscrever fazendo uma autodeclaração no site do Governo. Como receber o benefício? Através do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Casas lotéricas e Correios por meio de conta poupança social aberta automaticamente em nome dos beneficiários. Também é válido para os intermitentes e microempreendedores individuais.
DIOGO COSTA ADVOGADO
PÓS-GRADUANDO EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

Prefeitura de Filadélfia confirma primeiro caso de coronavírus na cidade

A Prefeitura de Filadélfia, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a cidade tem um caso positivo do novo coronavírus. De acordo com a administração municipal, o resultado do exame com a confirmação foi dado na manhã de hoje, terça-feira (31), através de um laboratório particular.

A coleta já havia sido feita e enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), mas devido a grande espera, o secretário de Saúde, Nondas Mota, tomou a iniciativa de realizar o exame particular em um laboratório da região.

Assim como também, já entrou em contato com a coordenação do Lacen, enviou o resultado que restou positivo, e o laboratório justificou que a demanda está alta pois atendem municípios de toda Bahia, mas viabilizará o resultado o mais rápido possível, para que o município de Filadélfia entre no informativo epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O paciente chegou de São Paulo nos últimos dias, já está perto de terminar o período de quarentena e o quadro é estável.

O secretário de Saúde, Nondas Mota, diz que estão sendo tomadas todas as medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a adoção do isolamento social.

“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas pedimos a população que só saia de casa se houver extrema necessidade, a Prefeitura vem tomando várias medidas de combate e enfrentamento a Covid-19, não há razão para pânico, mas precisamos da ajuda de todos nesse momento, vamos cuidar dos nossos idosos e pacientes crônicos, preservá-los rigorosamente em casa, pois são os grupos mais vulneráveis ao vírus”, frisa Nondas.
___
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Filadélfia