Na tarde de quinta-feira, 2 de maio, foi realizada a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaguarari. Agricultura, água, condições das estradas e pavimentações foram os principais assuntos tratados.

AGRICULTURA

Dourival Borges salientou que Jaguarari é um município eminentemente agrícola, mas que ainda assim, a gestão municipal não oferece o devido apoio ao produtor e citou carência no apoio à aração de terras.

ÁGUA

O vereador Valdemilson Vieira tratou sobre visita que realizara no povoado de Jacunã, quando constatara em in loco, problemas no abastecimento de água. E disse que a falta de abastecimento chega a um mês e que por causa disso, muitos moradores locais estavam tendo de pagar para ter acesso à água por meio que não o abastecimento convencional.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA E CONDIÇÕES DE ESTRADAS VICINAIS E LOGRADOUROS

Dourival Borges e Márcio Gomes teceram críticas à gestão, salientando as más condições das estradas vicinais, da iluminação pública e o modo como os recursos têm sido geridos pelo governo municipal. Márcio Gomes criticou as cobranças de taxas e impostos que, segundo defendeu, não têm resultado em melhorias efetivas ao contribuinte. Enquanto, Dourival Borges disse que ruas de Gameleira carecem de serviço de limpeza.
Sobre a iluminação pública, José Narciso observou que a região distrital de Juacema precisaria de reparos, mas que seus apelos têm sido ignorados pelo chefe do setor. Assim, pediu providências do Secretário de Administração.
Outros vereadores também trataram sobre iluminação pública e condições das estradas vicinais, ratificando a necessidade de maior atenção, mas salientando esforços empreendidos pela gestão para superar adversidades. Esse foi o tom adotado, pelos vereadores João Paulo e Louri da Barrinha. Por outro lado, Valdemilson Vieira salientou ser dever do vereador representar, nas reivindicações, os anseios populares e reforçou que tanto a iluminação pública quanto a recuperação de estradas merecem maior atenção do gestor.
Ainda sobre a recuperação das estradas, os vereadores João Paulo e Franco Melo comentaram a aquisição de máquinas para uso nesse tipo de ação. Todas adquiridas a partir da autorização de empréstimo pela Câmara. João Paulo citou ações em curso e Franco Melo observou que essas eram resultado do emprego da primeira parcela recebida, de R$ 13,5 mi (treze milhões e meio de reais) e que a segunda parcela seria executada, num mesmo valor, totalizando R$ 27 milhões, tanto para aquisição máquinas quanto para pavimentações.

PAVIMENTAÇÕES DE RUAS
Ainda sobre a receita auferida com o empréstimo autorizado pelo Poder Legislativo Municipal, Franco Melo citou obras de pavimentação na Rua do Campo, na Rua da Lagoa e a pavimentação do povoado de Aroeira, cuja inauguração ocorreria em 3 de maio e que era resultado de pedido de sua autoria, assim como outra obra que deve ter início: a pavimentação do bairro Alto das Cajazeiras, sede, cuja licitação foi realizada recentemente.

Louri da Barrinha tratou sobre a pavimentação da Rua do Tanque Grande, na sede distrital de Flamengo; lembrou do seu empenho junto a deputados para destinação de recursos via emendas parlamentares e agradeceu o apoio da gestão municipal para que essa e outras pavimentações ocorram na mesma localidade.

DEMAIS MATÉRIAS

O projeto de lei que concede Título de Cidadão Jaguarariense ao Professor Ivan foi aprovado na ordem do dia. Além desse, as matérias constantes do Expediente, que foram defendidas, conforme pauta divulgada, foram aprovadas.

A próxima Sessão Ordinária acontece quinta-feira, 9 de maio, às 15h30min.

ASCOM – Assessoria de Comunicação

Compartilhe isso