Quinta-feira (29), aconteceu mais uma sessão ordinária, quando vereadores concentraram atenções em dois tópicos: o envio do Projeto de Lei que trata da reposição inflacionária aos servidores vinculados ao Poder Executivo e demandas de infraestrutura.

PROJETOS ORIUNDOS DO PODER EXECUTIVO

O Projeto de Lei foi encaminhado pela presidência da Mesa, exercida pelo vereador Franco Melo (PcdoB), para avaliação das comissões de competência, a fim de que, concluído esse trâmite, passe a ser discutido em plenário e votado. E apesar de ainda ter de passar pelas comissões, o projeto foi alvo de discussão. Segundo ele, isso se deu, porque o índice percentual para reposição do primeiro é inferior ao apontado pelo segundo. E Valdemilson Vieira (PT) informou que o projeto será discutido por parlamentares municipais na próxima terça-feira (5 de março) e convidou representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jaguarari para que participem da discussão.

Outro projeto oriundo do Poder Executivo, porém, foi à votação, o de n.º 02/2024, para correção na denominação do antes chamado Centro de Educação Municipal Infantil Yeda Barradas, alterado pela Lei n.º 1.053/2022, mas que carece de correção, para denominar-se Centro Municipal de Educação Infantil Verânia Requião. Esse projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes.

PROPOSIÇÕES DOS VEREADORES

Quanto às proposições apresentadas pelos parlamentares municipais, requerimentos e indicações se concentraram nas demandas de infraestrutura.

Dourival Borges (PSDB) teceu críticas à atuação do Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Antônio Carlos Xavier, defendendo que a delonga nas ações tende a implicar perda de recurso público. Enquanto Louri da Barrinha (PSDB) salientou que o tempo chuvoso inviabiliza certas ações e implica em medidas paliativas. Posicionamento defendido por William Rogers (PcdoB), líder do governo, que, todavia, acrescentou que o Município realizou levantamento situacional e que dispõe de planejamento para executar as ações de recuperação das estradas, assim que terminado o período chuvoso.

William Rogers defendeu ainda, que vereadores se empenhem para que a pavimentação da estrada que interliga sede distrital de Gameleira, sede distrital de Santa Rosa de Lima e sede distrital de Pilar entre si sejam pavimentadas a asfalto. E João Paulo (PT) acrescentou que essa medida deve contar com o apoio de deputados, mas que esses devem ser acionados pelos vereadores para tal.
José Narciso (PT) reivindicou a construção de uma quadra poliesportiva na sede distrital de Juacema e Louri da Barrinha tratou sobre a pavimentação da Rua do Tanque Grande, na sede distrital de Flamengo, informando que essa, após muitos anos de reivindicações, será pavimentada em breve.

REQUERIMENTOS APROVADOS

Requerimento n.º 009/2024: Reforma do Mercado Municipal do Distrito de Juacema (José Narciso); Requerimento n.º 010/2024: Construção de uma quadra poliesportiva em Varzinha (José Narciso); Requerimento n.º 011/2024: Construção de quadra poliesportiva em Barrinha (Louri da Barrinha); Requerimento n.º 012/2024: Encascalhamento da estrada que interliga o Povoado de Santo Antônio à Fazenda Xique-xique (Louri da Barrinha); Requerimento n.º 017/2024: Construção de bancos nas laterais do campo de futebol no Distrito de Gameleira (Dourival Borges); Requerimento n.º 018/2024: Construção de uma quadra poliesportiva em Catuaba (Dourival Borges); Requerimento n.º 019/2024: Requalificação do campo de futebol do Distrito de Gameleira e da Praça de Convivência com academia da saúde nos seus arredores (William Rogers) e Requerimento n.º 020/2024: Construção da Praça São José, com iluminação em LED e implantação de um espaço para a prática de vôlei em Gameleira (William Rogers)

INDICAÇÕES APROVADAS

Indicação n.º 08/2024: para reparos nas estradas vicinais da região distrital de Gameleira (Dourival Borges); Indicação n.º 09/2024: para calçamento das principais ruas do Povoado de Lajedo do Flamengo, com construção de uma praça (Dourival Borges); Indicação n.º 010/2024: para calçamento da Rua da Palma, Rua do Mandacaru e Travessa do Alex do Peixe, no Distrito de Pilar (Louri da Barrinha) e Indicação n.º 011/2024: para construção de rede de esgoto na Rua do Faxeiro e na Rua do Umbuzeiro (Louri da Barrinha).

MOÇÃO DE PESAR

O Vereador Nivaldo Torres (PT) apresentou Moção de Pesar, pelo falecimento do jovem Alex de Souza Pinheiro, que residia em Pilar.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão ordinária acontece quinta-feira (8 de março), às 15h30, na sede do Poder Legislativo Municipal de Jaguarari, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Câmara no Youtube.

ASCOM- Câmara Municipal de Jaguarari

Compartilhe isso