Há algumas sessões vereadores da base governista e da oposição têm centrado as atenções em dois fatos de repercussão política em Jaguarari, quer por sua natureza pública, quer por sua dimensão político-partidária: as pavimentações de logradouros – aspectos positivos e deficiências – e o abastecimento de água para a zona rural, no geral, tratado como problemático.

ÁGUA: SITUAÇÃO, DIFICULDADES E SOLUÇÕES
Dourival Borges (PSDB) reiterou pedidos que fez durante sessões anteriores, quando apontava como solução para o abastecimento de água em Jaguarari, a realização de obra que torne o rio São Francisco a principal fonte desse abastecimento.
José Narciso (PT) solicitou providências do Executivo municipal para que a região de Juacema tenha regularização no abastecimento a partir dos recursos já disponíveis.
Márcio Gomes (PSDB) comentou reunião de que participara em associação de Catuni da Grota, quando, entre outros assuntos, associados discutiam razões por que o Município não instala poços artesianos passíveis de uso para atendimento daquela região distrital.
Louri da Barrinha (PSDB) reconheceu os esforços do Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos para atender a alta demanda de água na zona rural.

PAVIMENTAÇÕES: REALIZAÇÕES E DEMANDAS
Novamente as pavimentações de logradouros públicos a partir da autorização da Câmara ao governo municipal, para realização de empréstimo com essa finalidade, dividiu opiniões.
Dourival Borges e Louri da Barrinha destacaram aspectos positivos da realização dessas obras. E, no caso de Louri, observações quanto a seus esforços para que a sede distrital de Flamengo fosse pavimentada.
José Narciso reconheceu a importância dessas obras para o município, mas salientou que Juacema ainda não foi contemplada.
João Paulo (PT) agradeceu o Secretário de Obras pelo atendimento de pedido quanto a instalação de sistema de saneamento que precedeu à pavimentação de ruas do bairro Padre Eugênio na sede.

ESTRADAS E MÁQUINAS
Outro assunto relacionado à infraestrutura foi a condição das estradas vicinais e o uso de máquinas adquiridas pelo mesmo recurso que o das pavimentações.
Regi do Joel (PSDB) questionou o uso de máquina em ação na localidade de Macambira, a qual descreveu como não prioritária, em face das demandas de uso para limpeza de aguadas na zona rural de todo o município.
João Paulo disse acompanhar a execução de diversas obras; que desse acompanhamento constatou deficiências, citando a edificação de infraestrutura em escolas da rede para climatizá-las, mas que por limitações na rede elétrica, os aparelhos não podem ser ligados, sob pena de queda de energia. Já Márcio Gomes citou obra em unidade de ensino na localidade de Olhos D’Água que, há quase dois anos, se encontra inacabada. E Dourival Borges pediu a construção de quebra-molas ao longo da BA que interliga a sede do Município e a sede distrital de Gameleira.

SAÚDE E CASOS DE COVID-19
João Paulo elogiou atuação da Secretária Municipal de Saúde quanto as medidas tomadas para enfrentamento da covid. Dourival Borges, por outro lado, criticou a desativação de centro destinado a receber pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença, já que esses, ao serem tratados junto a pacientes acometidos de outras enfermidades, colocam os últimos, involuntariamente, em situação de vulnerabilidade à contaminação pelo Coronavírus.

MATÉRIAS APROVADAS: Requerimento n.º 155/2023: Construção de guard-rail na ponte da Cacimba do Gato (Dourival Borges); Requerimento n.º 156/2023: Limpeza da barragem localizada na Faz. São José (Dourival Borges); Requerimento n.º 157/2023: Construção de quebra-molas na “Rua do Colégio”, sede distrital de Flamengo (Louri da Barrinha); Requerimento n.º 158/2023: Recuperação de caixas de registro de água, instaladas na Praça João do Jovino, imediações da quadra poliesportiva, na sede distrital de Flamengo (Louri da Barrinha); Requerimento n.º 159/2023: Limpeza do tanque novo do povoado de Olhos D’Água; Requerimento n.º 160/2023: Instalação de sistema de saneamento básico no povoado de Olhos D’Água; Indicação n.º 38/2023: Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal a pavimentação do logradouro (“Beco do Jaime”) que interliga Rua da Arara e Rua do Tanque Grande, na sede distrital de Flamengo (Louri da Barrinha); Indicação n.º 39/2023: Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal o estudo, a elaboração e o envio de projeto de lei que estabeleça e regulamente, em âmbito municipal, incentivo financeiro mensal aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Endemias; Indicação n.º 40/2023: Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal adoção de medidas para aquisição de área utilizada como campo de futebol na Faz. Outeiro, a fim de garantir uso para atendimento de interesse público e continuidade das atividades esportivas ali praticadas e Moção de Pesar, pelo falecimento do senhor ROQUE MARCOS TIBURCIO (todos os vereadores).
PROJETOS APRESENTADOS: Projeto de Lei n.º 18/2023: “Autoriza a doação de imóvel, de propriedade do Município de Jaguarari-BA, para Associação da Família Jonas Gabriel, com fins de construção de uma sede” (Poder Executivo) e Projeto de Lei n.º 11/2023: ”Denomina quadra poliesportiva construída no Colégio Walter Crisóstomo Filho, da sede distrital de Gameleira, como QUADRA POLIESPORTIVA VEREADOR WALTER CRISÓSTOMO DA SILVA e dá outras providências”.

ASCOM – CÂMARA MUNICIPAL

Compartilhe isso