O processo de reestruturação da saúde pública de Senhor do Bonfim ganhou mais um importante capitulo, e nesta quinta-feira, pela primeira vez na história, o Hospital Dom Antônio Monteiro – HDAM, por meio da Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos do HDAM – CIHDOTT, realizou a captação de córnea para transplante. Um feito para a saúde do município. No mês de abril o município foi credenciado e desde então os profissionais foram capacitados e toda estrutura montada.

“Quando a família autoriza a doação, o CIHDOTT faz a retirada do tecido ocular e encaminha para o Banco de Olhos, através da Central Estadual de Transplantes, onde pessoas previamente cadastradas aguardam pela doação. Atualmente existem 1.182 pessoas nesta fila, esperando pela córnea e pela oportunidade de voltar a enxergar. Neste dia histórico, gostaria de agradecer a minha equipe da CIHDOTT, mas principalmente aos familiares que tiveram o pensamento de ajudar outras pessoas, mesmo vivendo um momento de grande dor e perda”, pontuou Leilane Emanuelle – Coordenadora e Captadora de tecido ocular.

O CIHDOTT é composto por:

Karine Simas – Presidente
Leilane Emanuelle – Coordenadora e Captadora de tecido ocular
Larissa Borges – membro
Kessia Vale – Assistente social
Alexandre Maia- Psicologo
Rafael Ayres- Diretor Médico

No Brasil, o transplante só acontece com a autorização de um familiar do doador, desta forma é fundamental falar com a família sobre o desejo da doação.

ASCOM – Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Senhor do Bonfim — Cuidar bem, faz bem!

Compartilhe isso