A Câmara de Vereadores de Uauá, aprovou na última quarta-feira, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o destino dos recursos arrecadados com a taxa de iluminação pública. A iniciativa foi motivada após denúncias de moradores sobre a falta de manutenção na iluminação pública na cidade.
A CPI terá como objetivo investigar a aplicação dos recursos da taxa, verificar se a arrecadação foi suficiente para realizar a manutenção e reparos necessários na iluminação pública e fiscalizar o contrato com a empresa responsável pela prestação do serviço.
A comissão será formada por vereadores e contará com apoio técnico para realização das investigações. A expectativa é de que a CPI apresente um relatório ao final dos trabalhos com as conclusões e medidas a serem tomadas para melhorar a iluminação pública na cidade e conferir o destino dos recursos que foram usados.
A medida foi recebida positivamente pela população, que espera que a investigação ajude a encontrar soluções para a falta de manutenção e instalação de novos pontos de iluminação pública. A taxa de iluminação pública é um tributo cobrado nas contas de energia elétrica e deve ser investida na manutenção e melhoria do serviço de iluminação nas ruas e praças.
A Comissão é formada pelos vereadores Adílio Moraes Cardoso, presidente; José Borges Ribeiro Júnior, relator e José Cordeiro da Silva, membro.