A Prefeitura de Senhor do Bonfim através da Secretaria de Saúde iniciou nesta sexta-feira (22), a triagem de pacientes para diagnostico de catarata. Neste primeiro dia de mutirão foram atendidos pacientes diagnosticados ou com suspeita de Catarata, previamente cadastrados no Sistema Lista Única. Os pacientes eletivos para este mutirão são: pessoas com idade superior a 55 anos, pessoas com diagnóstico prévio ou pessoas com histórico familiar ou suspeita clinica, independente da idade, portando encaminhamento médico. Senhor do Bonfim sediou o mutirão também para pacientes do município de Andorinha, que por pactuação foram encaminhados pela secretaria de saúde deste município.

Somente nesta sexta-feira cerca de 400 pessoas realizaram exames oftalmológicos e realizaram consulta com médico especialista. Os pacientes diagnosticados, após todo o processo de triagem, já realizaram o agendamento para o procedimento cirúrgico, neste primeiro dia dos pacientes atendidos cerca de 200 foram diagnosticados e elegíveis para o procedimento cirúrgico. As cirurgias destes pacientes serão realizadas no município de Senhor do Bonfim, em meados do mês de novembro do ano em curso.

Esta ação está sendo realizada através de parceria firmada pela Prefeitura de Senhor do Bonfim e a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), por meio da prestadora do serviço credenciada para a Região de Saúde, a Oftalmodiagnose, empresa com sede em Salvador/BA.

A Secretaria de Saúde informa que neste sábado (23), acontecerá o segundo dia de mutirão para triagem, a qual esta sendo realizada na Praça Duque de Caxias (em frente ao Hospital Dom Antônio Monteiro – HDAM, das 08h às 16h, onde uma estrutura foi preparada para acolher estes pacientes, seguindo todos os critérios de biossegurança da Vigilância Sanitária, considerando ainda o período da Pandemia da Covid-19. A Secretaria atesta ainda que os pacientes que estejam nos critérios para a realização da triagem, mesmo que não tenham realizado o cadastro previamente, poderão comparecer ao local para realizar a avaliação.

“Este mutirão é fundamental para os bonfinenses, pois devido a pandemia este e outros procedimentos estavam suspensos, e está é uma oportunidade para salvaguardar a saúde ocular, tornando acessível este procedimento que tem custo econômico elevado, e esta sendo realizado no próprio município”, ressaltou o prefeito Laércio Junior.

ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

Compartilhe isso