A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 27° Sessão Ordinária, nesta terça-feira (21/10), presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com a seguinte:
EXPEDIENTE
• OFÍCIO Nº 525/2021 – Gabinete do Prefeito, que encaminha Projeto de Lei Complementar nº 005/2021;
• Projeto de Lei Complementar nº 005/2021, oriundo do Poder Executivo, que “Dispõe sobre a criação de Conselho Municipal de Política Cultural de Senhor do Bonfim e dá outras providências”; • INDICAÇÃO Nº 015/2021, oriunda do gabinete do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que indica tomada de “Providências no sentido de que seja procedido com construção de redutores de velocidade na rua JOGOS OLIMPICOS, centro de nossa Cidade”;
• Ofício nº 220/2021 – SEMAS, convidando os membros do Poder Legislativo para se fazerem presentes em evento a ser realizado no dia 28 de outubro, com o intuito de chamar a atenção da população bonfinense a apoiarem as mulheres quanto a prevenção e tratamento do câncer de mama;
• Requerimento oriundo da Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim – ACESB, que solicita o uso da Tribuna da Câmara Municipal na sessão do dia 21-10-2021, para discorrer sobre a participação dos membros do parlamento municipal no apoio e na realização de audiência pública junto à Assembleia do Estado acerca da regularização da “Guerra de Espadas” no Estado da Bahia;
• Ofício nº 019/2021, oriundo do gabinete do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, que justifica a ausência do vereador na Sessão Ordinária do dia 21-10-2021, em virtude de se encontrar em viagem oficial.
NESTA SESSÃO ORDINÁRIA, OS REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO DE ESPADEIROS DE SENHOR DO BONFIM – ACESB, FIZERAM USO DA TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR BONFIM. CONFIRA A EXPLANÇÃO DOS MESMOS:
Sr. DARLAN VALVERDE: Falou sobre o requerimento provocado pelo Deputado Jacó que promoverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia, no dia 04 de novembro do ano corrente, para discutir a regularização da “Guerra de Espadas” no Estado da Bahia. O cidadão aproveitou o ensejo para convidar os parlamentares e a população bonfinense para lutaram, juntos, pela regularização desta atividade cultural em nosso Município.
Sra. CAMILA MACHADO: Destacou as autoridades que estarão presentes na Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia, no dia 04 de novembro. A Sra. Camila Machado ressaltou que busca nesta Audiência Pública, desmistificar toda fantasia de periculosidade na queima de espadas e patrimonialização da Cultura da guerra de espadas na Bahia.
ORDEM DO DIA
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 085, de 12 de agosto de 2021;
• PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 085/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que “Institui o Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19”.
DISCUTINDO O PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 085/2021:
Vereador Ary Urbano (DEM): Parabenizou o autor do Projeto em discussão, Vereador Idailton Galeguinho, por propor um projeto tão essencial para que as pessoas que foram vítimas da COVID-19 fossem lembradas. O edil prestou solidariedade aos familiares que perderam seus entes queridos.
Vereador Idailton Galeguinho (DEM): Discutindo o Projeto de sua autoria, o Vereador relatou acontecimentos e o desastre que o Corona Vírus causou no Brasil e no mundo. O Edil prestou solidariedade as famílias que perderam seus entes queridos e salientou que este servirá como memorial as vítimas da COVID-19.
Vereador Biro Biro (PRB): Ressaltou a importância e os ricos valores que este Projeto possui acerca de homenagear a memória dos cidadãos que foram vítimas da COVID-19.
O Vereador também relembrou a perda dolorosa de sua mãe e de amigos próximos.
O PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE.
ORDEM DOS INSCRITOS:
Vereador Rê do Sindicato (PSD): Falou que a Cultura das guerras de espadas em Senhor do Bonfim deve ser legalizada, pois faz parte da história cultural da Cidade. O Edil também sugeriu que após a Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado, deverá acontecer outra Audiência Pública no município para fortalecer esta ação.
Vereador Cleiton Vieira Pinto (PCdoB): Falou que provocou a vinda de Dr. Mauricio Bacelar, Secretário de Turismo da Bahia, para avaliarem e discutirem o Turismo da cidade, a economia, a geração de emprego e renda para o Município. O Edil também declarou apoio a causa dos espadeiros bonfinenses.
Vereador Ary Urbano (DEM): Afirmou que estará presente na Assembleia Legislativa do Estado para participar da Audiência Pública sobre a regularização das guerras de Espadas na Bahia. O Vereador ressaltou a importância e força desta atividade cultural no Município.

Vereador Quinho do Carrapichel (PCdoB): Falou sobre a tradição e a cultura junina em Senhor do Bonfim. O Vereador relatou os valores e a importância da guerra de espadas para o desenvolvimento do turismo e economia municipal.
ORDEM DAS BANCADAS:
Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Declarou apoio aos espadeiros bonfinenses e afirmou que estará presente na Audiência Pública sobre a guerra de espadas, na Capital baiana.
Vereador Ary Urbano (DEM): Falou sobre a retomada do projeto direcionado pela Policia Militar do Estado da Bahia, o PROATIVO, e agradeceu aos responsáveis pela determinação.
Vereadora Socorro do Pelé (DEM): Direcionando a palavra ao Vereador Cleiton Vieira sobre sua entrevista em uma Web emissora, a Vereadora falou que os Vereadores são independentes e que cada um vota conforme o seu querer, sem influência do gestor Municipal, como foi pontuado por Cleiton em entrevista.
Vereador Biro Biro (PRB): Falou sobre a reunião com a direção da Embasa e a comitiva de Vereadores que estiveram presentes para discutirem sobre a falta de abastecimento no Município. O Vereador também declarou apoio aos Espadeiros de Senhor do Bonfim.
Vereador Netinho do Taxi (PRB): Parabenizou e agradeceu aos Prefeito Laercio Júnior pelo trabalho prestado ao Município e por atender suas reivindicações. O Vereador destacou que estará presente na Audiência Pública que discutirá a regulamentação das guerras de espadas, na Assembleia Legislativa da Bahia, no dia 04 de novembro.

Vereador Cleiton Vieira (PCdoB): Direcionando a palavra a Vereadora Socorro do Pelé, o Vereador disse que não acha justo discutirem Sessões passadas nas atuais. Ressaltou que iniciará 03 turmas dos cursos de: Fabricação de doces e salgados: Fabricação laticínios e empilhadeira, conquista do Vereador junto a deputados.
Vereador Rê do Sindicato (PSD): Como membro da comissão do Direito do Cidadão, o Edil criticou o alto preço do botijão de gás, combustíveis e alimentação, salientando as dificuldades que os familiares de baixa renda estão enfrentando. O Vereador sugeriu ao Poder Executivo que desenvolva um Projeto que aumente a distribuição de cestas básicas no Município, por intermédio da Secretaria de Assistente Social.
Vereador Idailton Galeguinho (DEM): Expos em áudio a fala do Vereador Cleiton Vieira em sua entrevista, quando diz que os Vereadores da base não leram seu Projeto reprovado na Sessão do dia 19/10 e que são mandados pelo “Chefinho”, referindo-se ao Prefeito Laercio Júnior. Idailton pediu para que o Vereador de oposição respeite os parlamentares. E comprovando que não há perseguições política, listou os Projetos de autoria do Vereador Cleiton aprovados nesta Casa de Leis.
Finalizando seu pronunciamento, o Edil destacou que a emenda proposta pelo mesmo, para a licitação do Ônibus do TFD – Tratamento Fora de Domicilio, já se encontra no cofre da Prefeitura disponibilizada pelo Deputado Federal Elmar Nascimento.

ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO MUNICIPIO PASSA POR AQUI.”

Compartilhe isso