A Prefeitura de Andorinha através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (20) o “Dia D – Outubro Rosa”, que teve por finalidade orientar as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama.

Durante a programação do evento as mulheres puderam realizar atendimentos ginecológicos, ultrassonografias ginecológicas, mamária e transvaginal, atendimentos de enfermagem, exame preventivo de colo uterino, teste rápido para IST’s, orientações sobre programas assistencialistas, palestras, espaço de beleza e foi servido coffebreak para as participantes.

Durante as palestras foi enfatizado a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce da doença com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico. Segundo o Inca, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte da mulher brasileira. Diante disso, a Secretaria de Saúde realizou o “Dia D”, com o intuito de conscientizar as mulheres andorinhenses sobre a importância do autoexame da mama e da ida regularmente ao médico.

As ações aconteceram na Escola Noêmia Vitor e contou com a presença do secretário de Saúde, Gabriel Alves, da primeira dama e secretaria de Assistência Social, Maria Helena, dos secretários de Cultura, Adilberto Evangelista, de Finanças, Lourenço Duarte, de Administração, Carlos André, do presidente da Câmara de Vereadores, Marinaldo de Oliveira, da população em geral e dos profissionais de saúde.

“Eu gostaria de agradecer a todos os profissionais da saúde e demais servidores que contribuíram para que esse evento acontecesse. Conscientizar a população sobre a importância da prevenção é primordial para evitar que essa doença atinja mais mulheres”, afirmou o secretário de Saúde, Gabriel Alves.

Fonte: Ascom Prefeitura de Andorinha

Compartilhe isso