AÇÕES DO PODER LEGISLATIVO
Nesta terça-feira (14/10), a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 25° Sessão Ordinária do 2° semestre presidida pelo Vereador Biro Biro, com a seguinte pauta:
EXPEDIENTE
• Projeto de Lei do Legislativo nº 104/2021, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que “Dá denominação ao Centro de Parto Normal – CPN do Hospital Regional Dom Antônio Monteiro e dá outras providências”;
• Pedido de Providência nº 009/2021, de autoria do vereador Joaquim Inácio de Sousa Neto, que faz a seguinte solicitação: “Patrolamento e casacalhamento nas estradas vicinais dos povoados de Canavieira e Caco de Telha”;
• Pedido de Providência nº 010/2021, de autoria do vereador Joaquim Inácio de Sousa Neto, que faz a seguinte solicitação: “Patrolamento e casacalhamento nas estradas vicinais do povoado do Barro”;
• Moção de Reconhecimento e Aplauso nº 001-2021, oriunda do gabinete do vereador Arinaldo Urbano da Costa, aos professores; • Ofício nº 091/2021, oriundo do gabinete do vereador Cleiton Vieira Pinto, que justifica a ausência na Sessão Ordinária do dia 14-10-2021, em virtude de estar executando atividade inerente ao exercício do mandato parlamentar fora da circunscrição do município;
• Ofício nº 105/2021, oriundo do gabinete do vereador Genilson Pereira de Souza, que justifica a ausência na Sessão Ordinária do dia 14-10-2021, em virtude de estar executando atividade inerente ao exercício do mandato parlamentar fora da circunscrição do município;
• Ofício nº 151/2021, oriundo do gabinete da presidência, que justifica a ausência do vereador Idailton Jarle Santiago Nascimento na Sessão Ordinária do dia 14/10/2021 em razão de luto.
ORDEM DO DIA
• Moção de Reconhecimento e Aplauso nº 001-2021, oriunda do gabinete do vereador Arinaldo Urbano da Costa, aos professores.
DISCUTINDO A MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSO Nº 001-2021:
Vereador Ary Urbano (DEM): Registou que esta moção de reconhecimento e aplausos é justa para os educadores. O Vereador ressaltou a importância dos mesmos e destacou que eles são responsáveis por todo conhecimento e educação adquirida e exercida na sociedade.
Vereador Biro Biro (RPB): Parabenizou a autoria da moção de reconhecimento e aplausos, disse que esta indicação possui grande relevância e uma homenagem mais do que merecida.
Vereador Socorro do Pelé (DEM): Parabenizou o Vereador Ary Urbano pela autoria da moção e citou alguns nomes de importantes mestres da educação do Município. A Vereadora também prestou solidariedade ao ex vereador Gilberto Pires pela grande perda.
Vereador Hermógenes Almeida (PT): Prestou homenagem a todos os professores e ressaltou que tudo o que almejamos e conquistas nesta vida passa pela mão de um professor. O edil também destacou a importância da educação no país.
A MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSO Nº 001-2021 FOI APROVADA POR UNANIMIDADE.

ORDEM DOS INSCRITOS:
Vereador Rê do Sindicato (PT): Falou sobre o projeto de iluminação da BR-407. Nesta noite, o Vereador ressaltou que no início do ano de 2019, deu início a este projeto junto ao Deputado Sergio Brito e a SEINFRA, que comtemplará a BR-401 no trecho que inicia da UNEB ao Posto Pinheiro. Segundo o edil, o objetivo deste projeto é trazer segurança para as pessoas que transitam naquele local, como: pedestres e estudantes, ciclistas, motociclistas, motoristas e a todos que trafegam por esta área. O Vereador também destacou o apoio do governo municipal na pessoa do Prefeito Laercio Júnior.
Vereador Biro Biro (PRB): Falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que estão sofrendo com a escassez de água. O edil ressaltou que todo o verão a empresa EMBASA, responsável por abastecer as residências do Município, não tem estrutura para dar continuidade ao abastecimento. Ainda, salientou que em audiências públicas, convocadas por esta Casa, a empresa apresenta as mesmas alegações de todo ano. Biro Biro, indignado, indagou que este é um direito de todos dos munícipes cobrar e receber soluções.
Vereador Hermógenes Almeida (PT): Prestou solidariedade aos familiares do ex vereador Bel pelo falecimento a sua esposa, nesta quinta-feira (14/10). O Vereador ressaltou a audiência pública que, através do Deputado Jacó, acontecerá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia, onde será discutindo a realização das guerras de espadas. O edil destacou que estará presente e buscará a regularização deste evento cultural em Senhor do Bonfim. Finalizando, chamou a atenção do governo Municipal em relação a voltas aulas da rede estadual, segundo o edil, eles precisam de preparo na questão de transporte escolar.

Vereador dos Temperos (PROS): Falou que é uma vergonha o que está acontecendo na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, Vereadores que estão faltando as Sessões com grande frequência nesta Casa de Leis. O Vereador cobrou do Prefeito Laercio Junior exames na Central de Marcação, alegando que a coordenação está pegando as requisições dos cidadãos e não estão entrando em contato.
ORDEM DAS BANCADAS:
Vereador Cleber Nilton Babão (PROS): Relatou visitas realizadas em alguns distritos que se encontram com as estradas em péssimo estado. O edil cobrou o Prefeito Laercio Junior e o secretário de infraestrutura do Município, Francisco Marinho, que olhe por estas regiões. O vereador solicitou da Secretária de Saúde, Renata Mercês, que organize as questões de exames tanto na Central de Marcação como no Lacen.
Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Falou sobre os problemas que os moradores da barroca e dentre outras localidades estão cobrando a reforma das estradas. O edil voltou a cobrar a falta de exames na central de marcação e também no Lacen.
Vereador Hermógenes Almeida (PT): Falou que quando falta as sessões, assim como os colegas que não se encontram nesta Sessão, é porque estão buscando recursos externos para Senhor do Bonfim. O Vereador ressaltou que estará solicitando uma petição ao Ministério Público a respeito do Projeto que foi aprovado nesta Casa de Leis, que privatiza o campo society de Senhor do Bonfim. O edil registou que quando se retira do plenário é porque estão falando mentiras e o mesmo não concorda. Sobre as faltas de exames na Central de marcação, o edil relatou que é inadmissível.
Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Falou sobre as cobranças que recebe a respeito das estradas da zona rural que precisam que patrolamento.
Vereador Ary Urbano (DEM): Sobre a audiência pública que haverá na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, ressaltou que esta audiência trará retorno positivo a comunidade de Senhor do Bonfim que ama esta cultura. O edil ainda disse que tem liberdade de expressão e que espera mais da Secretaria de Saúde em relação as marcações de exames e a falta de cardiologista e ortopedista no Município.
Vereadora Socorro do Pele (DEM): Relatou as cobranças que os Vereadores receberem e que também o Prefeito Laercio Junior buscará meios para solucionar as retificações da população. A Vereadora também destacou o sumiço do 292mil reais que seria para a reforma do Posto de Saúde do bairro São Jorge e que até hoje não se sabe o que fizeram.

ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO MUNICIPIO PASSA POR AQUI. ”

Compartilhe isso