Com o propósito de proporcionar a diversificação de culturas e a produção ambiental sustentável, além de levar alternativas aos produtores da região Serrana, como o turismo ecológico, Técnicos da Superintendência de Meio Ambiente de Senhor do Bonfim, realizaram visita técnica onde acompanharam o cultivo de morangos orgânicos na localidade de Varzinha, na propriedade de Soraia Martins e João Jambeiro.

O motivo da visita foi de conhecer o sistema de cultivo utilizado, que consiste na utilização do solo coberto com filme plástico branco, que utiliza sistema de irrigação por gotejamento, permitindo maior economia de água e proteção contra incidência solar e pragas. Esta produção é pioneira no município e já começou a dar bons frutos com mudas trazidas da região de Mucugê. Além dessa atividade existe também produção de café, tomates, maracujá, produção de aves, além de hortaliças, tudo orgânico, ou seja, sem utilizar adubo químico e nem agrotóxicos.

A intenção de diversificar as culturas permite a produção em diversas épocas do ano e ajudam a manter o equilíbrio do ambiente e a fertilidade do solo, pois há um mix de espécies arbóreas, arbustivas, perenes e semi-perenes que contribuem para a preservação e recomposição ecológica do local. Esse sistema usa a dinâmica de sucessão de espécies da flora nativa para trazer as espécies que agregam benefícios para o terreno assim como para os produtos.

Por enquanto, a comercialização é realizada por meio de encomenda dos clientes, e ainda na modalidade de “colha e pague” o que tem atraído diversas pessoas na propriedade aos finais de semana proporcionando outra fonte de renda como turismo na região.

“A ideia é trazer outras opções de renda pautado na sustentabilidade com inovações e assim aumentar o leque de possibilidades dos moradores dessas comunidades, são experiências como essas que devemos apoiar, aprofundar os estudos e divulgar para que outros agricultores possam sobreviver em suas regiões, preservando o meio ambiente com produtos ecologicamente equilibrados”, destacou o Superintendente de Meio Ambiente Eduardo Carvalho.

ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

Compartilhe isso