(Senhor do Bonfim, Bahia, 13/07/2021)

Os servidores municipais de Itiúba que tiveram seus decretos de estabilidade funcional e econômico-financeira suspensos pelo atual prefeito Zé do Rádio, receberam NOTIFICAÇÃO por EDITAL com designação de audiências de instrução (quando devem ser ouvidas testemunhas e os próprios servidores), a partir de ontem, dia 12, programadas até o próximo dia 22.

Com a arguição de suspeição do presidente da Comissão, JOSÉ CARLOS BATISTA DOS SANTOS, mais conhecido por “Belchior”, por declarações antecipadas de juízo de valor, muito antes de começar a apuração da legalidade das estabilidades, dizendo que a atitude do prefeito tinha que ser o afastamento dos seus colegas, não lhe restou alternativa a não ser renunciar à presidência da Comissão, para evitar a nulidade de todos os atos por ele praticados.

Logo após o Decreto de instauração de Processo Administrativo, na primeira quinzena de janeiro passado, “Belchior”, respondendo a um interlocutor, via WhatsApp, disse?

“Lôro eu tô fazendo parte da Comissão. Agora, eu sei o seguinte: todos foram exonerados, todos que ela efetivou aí, de última hora aí, do dia pra noite aí…(inaudível)… entregar o cargo, ela… a… o corpo jurídico do, do Zé do Rádio derrubou tudo. Não tem nenhum efetivo aí. Aliás … (inaudível). Aliás ela fez foi prejudicar. Eu conversando com pessoas de 18, 19 anos aí, no meio de gente de três, quatro, quatro anos aí, que ela queria efetivar, já viu, aí derruba tudo, cai todo mundo, ela fez foi prejudicar… acredito aqui que ele vai… o corpo jurídico aqui vai analisar caso a caso, pra ver quem realmente tem direito, mas já foi derrubado, tinha que derrubar, primeiro pra fazer isso aí. Qualquer coisa eu vou, eu vou me informar de mais aqui, porque eles não passam muita coisa, mas eu vou me informar direito aí.”
Surpreendida com a gravação apresentada pelo primeiro servidor que se apresentou na manhã de ontem, a Comissão optou por redesignar todas as audiências que estavam designadas para ontem, causando transtornos à Administração Municipal, que teve que refazer a composição da Comissão, substituindo “Belchior”, na tentativa de salvar as demais audiências designadas até o próximo dia 22.

Segundo comentários nos bastidores políticos da cidade, a Arguição de Suspeição do presidente da Comissão de Processo Administrativo deixou atônita a Administração Municipal, que só encontrou rumo no final da tarde de ontem, com a publicação de ato administrativo, recompondo a Comissão e redesignando as audiências programadas para ontem.

Texto de JOSEMAR SANTANA
DRT/BA-181

Compartilhe isso