“O São João de Bonfim é assim. Muita alegria e muita animação. O povo cantando na praça, fazendo com graça, um senhor São João”. Em tempos normais, os/as bonfinenses e os visitantes que vivem o São João em Senhor do Bonfim estariam ansiosos para curtir os festejos e escutar e cantar a música “Capital baiana do Forró”, de Luiz Moreira e Zelito Miranda. No entanto, devido à crise de saúde mundial provocada pela pandemia da Covid-19, os festejos juninos foram cancelados pelo segundo ano consecutivo.

Assim, pensando na ausência da comemoração mais festejada em Senhor do Bonfim e no Nordeste, o Podcast Calumbi lança nesta terça-feira (22), em todas as plataformas de áudio, o episódio “2 anos sem São João”, que aborda os impactos do cancelamento do São João. Em um município que é dependente economicamente desta festa, os impactos vão além da dor afetiva. O episódio toca em um ponto ainda pouco discutido: o impacto da pandemia na vida dos/as trabalhadores/as da cultura, um dos setores mais afetados, por trabalhar, geralmente, com aglomeração.

O episódio, dividido em duas partes, aborda primeiramente os impactos da não realização do festejo de São João para a economia da cidade. Para isso, o Podcast Calumbi conversou com trabalhadores/as que realizam atividades direta ou indiretamente relacionadas à comemoração, como: Arlete Lopes (artesã); Adeilton dos Santos (ambulante); Aline Santos (penteadista); Antônia Santos (costureira); Lucimar Amaro (costureira); Renata Williames (cantora); Kaiala Guimarães (manicure); Ivone Ferreira (comerciária); Gustavo Cardoso (quadrilheiro) e Luiza Guimarães (sócia de restaurante).

Já no segundo momento, o episódio busca entender o que tem sido feito no município para amenizar essas perdas e movimentar a renda de alguns trabalhadores/as. Assim, contou com a participação de Jailson Oliveira (secretário de cultura de Senhor do Bonfim); Ana Claudia Matos (secretária de desenvolvimento econômico de Senhor do Bonfim) e Wesley Aquino (WA Produtora).

A idealizadora do podcast, bonfinense e amante do São João, Adriana Santana, fala sobre o sentimento ao produzir este episódio. “Compartilho da dor afetiva dos trabalhadores e trabalhadoras, que expressaram em suas falas o quão doloroso é observar o mês de junho chegar sem ver sua casa movimentada e a cidade animada”.

O episódio “2 anos sem São João” estará disponível a partir de terça-feira (22) nas diversas plataformas de áudio, como: Youtube, Spotify, Deezer, Amazon Music, Pocket Casts e Google Podcasts.

Lorena Simas
Assessora de Comunicação do Podcast Calumbi

Compartilhe isso