Há dois anos era realizado o I Encontro de Sanfoneiros, um evento que entrou para a história e proporcionou uma felicidade imensa em nós bonfinenses. Sim, felicidade! Pois, o que vimos foram crianças, jovens, adultos e idosos, todos felizes em poder vivenciar o sentimento que fez do São João de Bonfim um dos melhores do Brasil: a nossa paixão pelo forró.

O Encontro de Sanfoneiros mexeu com a nossa essência. A população aderiu a ideia desde o início, pois o mote de resgatar o tradicional São João de rua, que sempre existiu mas que por alguns motivos parecia ter sido esquecido, era tudo aquilo que queríamos e precisávamos. Com o passar do tempo, isso se comprovou ao vermos bares do centro e dos bairros organizando forrós durante todas as semanas e, principalmente, com o povo nas ruas.

Mas, para que tudo isso acontecesse foi preciso que alguém tomasse essa iniciativa. E foi Jaílson Oliveira, o Jaula, o grande responsável para que esse evento se tornasse realidade. Com seu jeito simples, mas eficiente, envolveu os artistas artistas, que tiveram seu trabalho valorizado e conseguiram demostrar sua arte. Soube também unir governo municipal e os empresários, que contribuíram com a organização da festa, demonstrando que é possível sim a realização de grandes projetos envolvendo os setores público e privado.

minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #tradicao #cultura #arte #saojoao #forro #sanfona #sanfoneiro #capitalbaianadoforro

Foto: Acervo Cleber Vieira

Compartilhe isso