Nesta quinta-feira, dia 13, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou mais uma Sessão ordinária, presidida pelo vereador IDAILTON GALEGUINHO, com a seguinte pauta:
EXPEDIENTE
• Projeto de Lei nº 031/2021, de autoria do vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que “cria o programa educativo ‘Pequeno Agricultor’ nas Escolas da Zona Rural e dá outras providências”.
• Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2021, de autoria do vereador Joaquim Inácio de Sousa Neto, que “concede o Título de Cidadão Bonfinense ao senhor Fabiano Morato dos Santos e dá outras providências”;
• Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2021, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que “concede o Título de Cidadão Bonfinense ao senhor Justino Dias de Andrade e dá outras providências”;
• Projeto de Decreto Legislativo nº 006/2021, de autoria do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, que “concede o Título de Cidadão Bonfinense à senhora Ana Karine de Araújo Salgado e dá outras providências”;
• Projeto de Decreto Legislativo nº 007/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que “Concede Título de Cidadão Bonfinense ao Sr. Gerson Gonçalves Maciel”;
• Projeto de Decreto Legislativo nº 009/2021, de autoria do vereador Reinaldo Ferreira Santana, que “Concede Título de Cidadão Bonfinense ao Sr. Rosival Leite da Silva, e dá outras providências”;
• Projeto de Decreto Legislativo nº 010/2021, de autoria do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que “Concede Título de Cidadão Bonfinense ao Sr. José Jorge Silva Simões, e dá outras providências”;
• Projeto de Decreto Legislativo nº 011/2021, de autoria do vereador Hermógenes Gomes de Almeida, que “Concede Título de Cidadão Bonfinense à Sra. Eliete Amarante Andrade, e dá outras providências”;
• PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 012/2021, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa que “solicita a pavimentação da área adjacente à Rodovia Lomanto Júnior, cito no entorno da passarela que dá acesso ao bairro das Populares nessa Cidade”;
• PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 040/2021, de autoria da vereadora Maria do Socorro de Andrade que “solicita a pavimentação da área adjacente à Rodovia Lomanto Júnior, cito no entorno da passarela que dá acesso ao bairro das Populares nessa Cidade”;
• Ofício nº 010/2021, oriundo do gabinete do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, que inscreve o Sr. Geraldo da Silva Nascimento para usar da palavra na Tribuna, durante a Sessão Ordinária do dia 13-5-2021, a fim de tratar da implantação do Departamento de Polícia Técnica na área urbanizada do bairro Derba.
• Ofício nº 053-2021, oriundo do gabinete do vereador Cleiton Vieira Pinto, que justifica sua ausência na Sessão Ordinária do dia 13-5-2021.
Liderança do movimento contra instalação do DISEP
Utilizaram a tribuna da Câmara na noite desta quinta-feira, dia 13, a professora Adriana Longuinho e o empresário Geraldo da Silva Nascimento, identificados como representantes da comissão de moradores do bairro do DERBA e líderes do movimento que tenta impedir a instalação do DISEP (Distrito Integrado de Segurança Pública), além do funcionamento do IML no município. Os mesmos alegaram a inconveniência do funcionamento do órgão na citada artéria, tendo invista ser a mesma uma área residencial, resultando em desvalorização dos imóveis.

ORDEM DOS INSCRITOS
O Vereador Rê do Sindicato (PT) falou sobre a organização da associação de Várzea do Mulato, lagoa da Pedra, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias em relação ao atendimento médico, disse que teve uma reunião com o prefeito Laercio Junior no tocante a viabilizar o atendimento médico nessas comunidades e que o prefeito se prontificou a resolver o problema.
O Vereador Ary Urbano (DEM) falou sobre o projeto que foi colocado naquela casa sobre o atendimento de crianças especiais de sua autoria e que tinha como objetivo melhorar a qualidade e melhoria no atendimento das mesmas.
O edil, denunciou o atendimento ruim para com essas crianças, pois neste sentindo tem recebido muitas reclamações por parte das mães dessas crianças e que existe um grande descontentamento.
Netinho do Taxi (Republicanos) dirigiu-se aos profissionais de moto taxi, dizendo que a organização ainda está muito lenta não alcançado a velocidade desejada mais vai acontecer e todos serão regulamentados.
Falou da satisfação das comunidades de Canavieiras, que ficaram muito felizes com a melhoria da iluminação de mais de 40 lâmpadas.
Elizeu dos Temperos (PROS) colocou-se contrário a instalação do DISEP, no bairro do Derba, defendeu a instalação do mesmo em uma localização mais apropriada e não em um bairro central.
O edil, disse ser a favor que venha sim para Senhor do Bonfim, mas que não poderia aceitar que fosse instalado no bairro do Derba. Pois o município tem outras alternativas, não sendo favorável e bairros centrais.
Helson de Carvalho (DEM) falou sobre a luta antiga da comunidade para instalação do instituto médico legal em nosso município com os constantes constrangimentos, com a falta de médicos legistas o que já patrocinou muitos dessabores para o nosso povo.
Disse que o projeto do IML ali no DERBA era um projeto do PT, que estava desativando uma praça esportiva para construir o Instituto médico legal e que ele se posicionava contrário local de instalação.
O vereador Biro-Biro (Republicanos) colocou-se contrário a instalação do IML no bairro do Derba e que poderia ser feito, sim, fora da cidade até para puxar seu crescimento e sugeriu a construção onde funciona o atual complexo policial.
Mais defendeu que o município de maneira nenhuma poderia poder esse investimento e mais nenhum.
O Vereador Idailton Galeguinho (DEM) colocou-se solidário aos líderes do movimento contra a implantação do DISEP no bairro do DERBA e que ali poderia ser construída uma grande praça esportiva, defendeu a implantação do DPT, no atual complexo policial ou até mesmo na sede do DENIT e que fosse implantado em um local adequado. Convocou uma união dos colegas afim de discutir o local ideal juntamente com a população.
ORDEM DAS BANCADAS
Socorro do Pelé (DEM) falou de sua gratidão em estar ao lado de seus colegas e de seus familiares e agradeceu o recebimento do presente do dia das mães naquele dia pelas suas sobrinhas e que sempre sentiu-se grata por representar nosso povo naquela casa legislativa. Falou ainda da emoção em receber o deputado Rosenberg, que é casado com uma de suas familiares.
Ary Urbano (DEM) colocou-se também contra a instalação do DPT no bairro do DERBA, seguia a mesma linha de pensamento do colegas, pois o município precisava do órgão mais fosse instalado em um local apropriado.
Cobrou a valorização dos artistas de nosso município e cobrou do secretário JAULA uma ação para com essas pessoas, pois tem sido muito procurado pelos artistas da cidade, cobrando uma ação no mês de junho e que ele quando secretário na gestão do ex-prefeito, prestigiou muito essa categoria.
Helson de Carvalho (DEM) defendeu a discussão naquela casa os preços dos combustíveis, como gás de cozinha e gasolina, afim de quebrar o cartel em nossa cidade.
O edil, chamou a atenção sobre a falta de segurança em nossa cidade com tantos homicídios ou tentativa de homicídios e pediu instalação de um posto policial no bairro mercado e pediu a convocação do coronel Malvar comandante do 6º BPM.

ASCOM – CMSB

Compartilhe isso