Nesta terça-feira, dia 11, o vereador IDAILTO JARLE SANTIGO, presidiu mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, com a seguinte pauta:
EXPEDIENTE
• PROJETO DE LEI Nº 053/2021, de autoria do vereador Genilson Pereira de Souza, que “Dispõe sobre proibição de descarte de lixo em Estradas Vicinais”;
• PROJETO DE LEI Nº 054/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que “Dispõe sobre o respeito à dignidade especial de crianças e adolescentes [sic], pessoas em desenvolvimento e em condição de especial fragilidade psicológica, no âmbito dos serviços públicos municipais [sic] infância sem pornografia, e dá outras providências”;
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 007, de 22 de abril de 2021;
• PARECER da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social ao Projeto de Lei do Legislativo nº 007, de 22 de abril de 2021;
• INDICAÇÃO Nº 001/2021, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que “indica o senhor prefeito municipal de Senhor do Bonfim para que seja realizado o Projeto de Lei que inclui nas atividades consideradas essenciais os serviços educacionais”;
• PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 013/2021, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que solicita “Que seja feita, através da Secretaria de Obras, o conserto de um buraco no calçamento na rede de esgoto, na Rua Juvêncio Fialho, em frente à residência de nº 221, bairro Derba, Município de Senhor do Bonfim”;
• Ofício nº 09/2021, oriundo do gabinete do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, que inscreve o Sr. Arthur Antunes de Souza Pinho para usar da palavra na Tribuna, durante a Sessão Ordinária do dia 11-5-2021, a fim de tratar do PLL nº 007/2021;
• Ofício Gab. nº 053/2021, oriundo do gabinete do vereador Cleiton Vieira Pinto, que justifica sua ausência na sessão ordinária do dia 11-05-2021, por estar de atestado médico.
ORDEM DO DIA
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 007, de 22 de abril de 2021;
• PARECER da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social ao Projeto de Lei do Legislativo nº 007, de 22 de abril de 2021;
• PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 024/2021, de autoria do vereador Cleber Nilton Lima do Nascimento, que “Determina aos laboratórios públicos a realizar coleta de material para exames laboratoriais em pacientes acolhidos ou internados nos serviços de urgência e emergência, e dá outras providências”.
“PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE “
ORDEM DOS INSCRITOS
Na tribuna da Câmara o Vereador Quinho de Carrapichel do PCdoB, pediu providencias nas melhorias das estradas vicinais dos povoados de Cantiguinha e Itapicuru, fez ainda anuncio da conquista de uma quadra poliesportiva para o distrito de Carrapichel juntamente com o deputado Bobô e Daniel Almeida, falou ainda na conquista de iluminação pública as margens da BR na altura do distrito.
O Vereador Eliseu dos Temperos do PROS, em sua fala na tribuna da Câmara, falou de sua visita a inúmeras mães no último domingo, disse da alegria e do bom recebimento por parte de ambas, fez referência a cidadã dona Santinha ilustre moradora do bairro Alto da Maravilha, que se encontrava presente na sessão.
Ary Urbano do Democratas, falou do prazer em acompanhar uma obra que a muito tempo vem solicitando do atual prefeito, na rua ULISSES GUIMARÃES, no bairro Alto da Maravilha ao lado de José Raimundo represente da secretária de obras do Município.
Comemorou os mais de 300 metros de esgoto da citada rua e sentiu-se muito feliz com a contemplação de tal ação por parte do governo municipal.
Hermógenes Almeida do PT, fez cobranças junto ao município os kits da merenda escolar, que deveria se pautado naquela casa legislativa e na oportunidade apresentou um relatório das despesas da merenda de janeiro até os dias atuais e já foram creditados mais de 400 mil reais e que esses kits ainda não foram distribuídos, pois os alunos da rede municipal ainda estão sem merenda e que era necessário uma licitação de emergência para atender esses alunos carentes.
Rê do Sindicato do PT, chamou atenção da secretaria de infraestrutura, sobre as condições ruins das estradas vicinais no município de Senhor do Bonfim, tendo invista as chuvas que caem e que sabia muito bem que com as chuvas não era possível passar as maquinas, mais que a secretaria poderia fazer limpeza a fim de desbloquear os acessos, que estão muito ruins.
Cobrou ainda do governo a limpeza do solo na zona rural, afim de melhorar as condições de plantio no campo.
Idailto Galeguinho do Democratas, justificou a impossibilidade da realização de uma Sessão Solene em homenagem ao dia das mães, celebrado no último domingo dia 09, tendo invista aos cuidados com a pandemia do COVID-19.
Mesmo assim apresentava uma singela homenagem com música ao vivo apresentada pelos jovens DANIEL ROCHA E RAQUEL ROCHA.
Na tribuna o presidente recitou um poema e homenagens as mães e dedicou o dia das mães, prestando homenagens com entrega de presentes a professora NORMA das casas populares e DONA SANTINHA do Bairro Alto da Maravilha e servidora da Câmara Municipal ANTONINA.

Socorro do Pelé do Democratas, fez uso da palavra quando na oportunidade homenageou a todas as mulheres.

ORDEM DAS BANCADAS
Biro-Biro do Republicano, disse que não usaria da palavra naquele dia, pois era um dia de tristeza falar sobre o dia das mães homenageadas naquela sessão, pois no domingo fez um ano e um mês que havia perdido sua mãe.
Mas mesmo assim citou os nomes de algumas mães e através delas homenageava todas as mães do Brasil e na oportunidade lamentou a perda de uns de seus amigos no último domingo, que morreu de COVID-19 e que no domingo foi um dia duplamente triste par ele por ser o dia das mães e a sua não mais existir e com a perda do amigo NEGUINHO.
Netinho do Taxi do Republicano, parabenizou ao amigo Ary Urbano pela conquista do saneamento básico em uma das Ruas do Alto da Maravilha e considerou importante tal realização, pois sabia muito bem o constrangimento causado pela falta de saneamento básico.
O edil, cobrou ação daquela casa legislativa em relação ao não cumprimento da lei dos 15 minutos nas agencias bancarias no município de Senhor do Bonfim e que esteve essa semana em uma agencia e sentiu-se constrangido quando foi cobrado pela população pelo descaso e falta de respeito.
Quinho de Carrapichel do PCdoB, cobrou que os pedidos de providencias deveria ser cumprindo, principalmente os dos vereadores de oposição também, pois estavam ali representando o povo.
Pois os pedidos da oposição eram feitos e não atendidos, mais no dia seguinte alguém da situação oficializava o pedido e automaticamente eram atendidos.
Hermógenes Almeida do PT, voltou a fazer cobranças a secretária de educação, que a mesma tivesse mais carinho e atenção para com os alunos da rede municipal de Senhor do Bonfim e não intendia o porque não foi feito uma licitação de emergência par atender tal demanda.
Falou ainda que os tijolinhos da avenida Antônio Laurindo, mudaram de cor de vermelho para azul e que considerava isto um absurdo com essa discriminação de uma obra conquistada via o deputado Valmir Assunção e que não compreendia essa rotulação da política.
Falou ainda da nova licitação do Aeroporto de Senhor do Bonfim, na última etapa com investimento de mais de 1 milhão de reais, construção de terminal de passageiros e hangar para as aeronaves.
Helson de Carvalho do Democratas, recitou um lindo poema homenageado as mães e lembrou com muita emoção a partida de sua mãe já falecida. Pediu aos que ainda tem mães que aproveitem dê carinho e diga sempre uma pequena palavra eu te amo.
Enalteceu o belíssimo trabalho de renovação da iluminação pública que o atual governo vem implantado no município de Senhor do Bonfim.
Pediu um pouco de paciência a população, pois a demanda e muito grande e que a equipe e pequena, mas atual prefeito estava providenciando a contratação de pessoal para melhorar os serviços.
Idaiton Galeguinho do Democratas, agradeceu o apoio da população dos seus assessores, pela indicação do seu nome como vereador nota 10 através de uma empresa de pesquisa e que tudo aquilo era um incentivo para que continuasse trabalhando muito mais para o nosso povo e que não iria decepcionar os votos recebidos pela população Bonfinense.
ASCOM – CMSB.

Compartilhe isso