Nesta terça-feira, dia 27/04, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou mais uma sessão ordinária, presidida pelo vereador Idailton Galeguinho, com o seguinte roteiro:
EXPEDIENTE
• Projeto de Lei do Legislativo nº 045/2021, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que “Dispõe sobre uma folga anual para todos os servidores públicos municipais da cidade de Senhor do Bonfim, no dia do seu aniversário, na forma que menciona e dá outras providências”;
• Projeto de Lei do Legislativo nº 046/2021, de autoria do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que “Dispõe sobre alteração do artigo Art. 5º da Lei Municipal nº 1.411/2017 e dá outras providências”;
• INDICAÇÃO Nº 003-2021, de autoriado vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que “Tem por objetivo a implantação do colégio da polícia militar no Município de Senhor do Bonfim-BA”.
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 041, de 6 de abril de 2021;
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 044, de 8 de abril de 2021;
• Pedido de Providência nº 011, de autoria do vereador Genilson Pereira de Souza, que solicita “seja providenciado cascalhamento nas ruas Orquídeas [sic] e João Anísio [sic], no Bairro Alto da Maravilha, nesta cidade de Senhor do Bonfim”;
• CONVITE, oriundo da Liga Desportiva de Senhor do Bonfim (LDB), para participação dos edis em avaliação técnica (peneira), que será conduzida pelo renomado Scout do Clube de Regatas do Flamengo, na data de 2-5-2021, de 7h as 17h, no Estádio Municipal Dr. Pedro Amorim;
• Ofício nº 041-2021, oriundo do gabinete do vereador Cleiton Vieira Pinto, que justifica sua ausência na Sessão Ordinária do dia 27-4-2021.
ORDEM DO DIA
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 041, de 6 de abril de 2021;
• Projeto de Lei do Legislativo nº 041/2021, de autoria do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que “Dispõe sobre o atendimento preferencial no centro de marcação ou em órgão do município de Senhor do Bonfim, para os doadores de SANGUE e MEDULA ÓSSEA”;
Discutido o projeto de sua autoria o Vereador Gilsinho do Ernesto disse que o projeto de lei garante atendimento preferencial e prioritário aos doadores de sangue e medula óssea.
Por não ser uma obrigação a doação de sangue e medula óssea, acaba colocando a sociedade em uma zona de conforto, mais dando um incentivo para o indivíduo saia de suas casas, para ajudar que necessita urgentemente desse item essencial para sobreviver.
O PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE.
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 044, de 8 de abril de 2021;
• Projeto de Lei do Legislativo nº 044/2021, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que “Tem por objetivo a inclusão dos acompanhantes de crianças especiais como grupo prioritário de imunização SARS-CoV-2 (Covid-19) no Município de Senhor do Bonfim-BA”.

Discutindo o projeto de sua autoria, o vereador Ary Urbano disse: foi sensível as limitações das crianças especiais e que se sentia muito feliz em defender essa causa tão desconhecidas por parte das autoridades de todas as esferas e que já participou de diversas reuniões naquela casa legislativa com as mães dessas crianças especiais e na oportunidade sugeriu uma criação de uma associação, afim de fortalecer a luta pela causa.
Quinho do Carrapichel disse ter sentido na pele tais aflições e que entendia muito bem a importância daquele projeto e com fé em Deus a associação para fortalecimento da causa seria criada.
Biro-Biro, enalteceu importância de as pessoas especiais estarem inseridas no grupo de prioridade e que o prefeito estaria sensível a esse projeto e parabenizou o colega ARY URBANO pelo projeto.
ORDEM DOS INSCRITOS
O Vereador Netinho do Taxi (Republicano), falou na tribuna da Câmara disse que estava acompanhando os problemas causados pelas chuvas no bairro Luiz Eduardo Magalhães, falou ainda do comprometimento do prefeito Laércio Junior e sua sensibilidade com o sofrimento dos nossos munícipes.
Elizeu do Temperos (PROS) fez agradecimento a colega Socorro do Pelé, pela recepção feita aos colegas e ao executivo, falou ainda do trabalho de recuperação das vias prejudicadas pelas chuvas no bairro Alto da Maravilha.
Rê do Sindicato (PT) fez referência as conquistas de seu mandato junto ao homem do campo e apresentou um breve relato das beneficias.
Hermógenes (PT) questionou o recebimento de diárias por parte dos vereadores que foram a Salvador para inauguração da casa de acolhimento. Segundo o edil, os vereadores tem que devolver as diárias, pois são ilegais.
Biro-Biro (Republicano) falou que vem elaborando um plano de viabilidade de instalação do colégio Militar no município de Senhor do Bonfim, fruto de uma provocação do BABALORIXÁ pai Cleiton.
Quinho de Carrapichel (PcdoB) enalteceu as parcerias e conquistas do município de Senhor do Bonfim, através do mandato do deputado Estadual Bobô.
ORDEM DAS BANCADAS
BIRO-BIRO (Republicano) falou das visitas feitas em algumas ruas, que foram catalogadas depois dos danos causados pelas chuvas que caíram em nosso município nos últimos dias, falou ainda que alguns problemas já estão sendo resolvidos.
O edil, falou ainda das reivindicações de desportistas para melhorias na quadra do Paulista no Bairro Casas Populares, que necessita de uma tela de proteção e problema de iluminação.
Falou ainda da necessidade de uma requalificação da praça da feira e dos quiosques ainda no bairro Casas Populares.
Elizeu Do Temperos (Pros) falou que o atual governo terá que resolver muitos problemas deixados pela gestão anterior e que acreditava que LAÉRCIO JUNIOR, terá competência par resolver.
O edil, falou a inda do futuro com inauguração da avenida Florestal nas proximidades do terminal rodoviário, que vai melhorar o acesso de veículos para o centro da cidade de Senhor do Bonfim.
Quinho De Carrapichel (PcdoB), fez agradecimento ao deputado Bobô mais uma vez pela dedicação e amor pelo nosso município e disse que nossa terra cada dia precisa avançar muito mais.
Fez um balanço sobre os pedidos de providencias, junto ao governo municipal e disse acreditar na resolução de todos os pedidos não só dos vereadores da base como também de oposição.
Vereador Rê Do Sindicato (PT), mais uma vez lembrou que o projeto de iluminação da BR- 407 é de sua autoria e que não entendia por que o deputado Bobô estava querendo pongar nesse seu projeto e que vem lutando há muito tempo, pois existia tantas coisas para o deputado conquistar para nosso Município fica pongando em suas obras.
HERMÓGENES ALMEIDA (PT) voltou a questionar aplicação do regimento interno naquela casa legislativa, pois alguns projetos estão sendo aprovados se obedecer aos tramites legais.
Mais uma vez enfatizou que o recebimento de diárias de vereadores para inauguração da casa de acolhimento em Salvador que era completamente ilegal e que os edis, tinham que devolver aos cofres públicos.
HELSON DE CARVALHO (DEM), fez críticas a diretoria da EMBASA, que não atende as reivindicações dos vereadores da base do prefeito.
O edil, provocou a realização de uma audiência pública para discutir o absurdo dos preços dos combustíveis como gás de cozinha e gasolina.
Provocou ainda sobre a luta para o retorno do TIRO DE GUERRA, tão importante par nossa juventude e que essa viabilidade é possível.
IDAILTON GALEGUINHO (DEM) rebateu os pronunciamentos do vereador Hermógenes Almeida, tentava confundir a mente do povo de Senhor do Bonfim, não falando a verdade e não falava que na gestão do seu prefeito era pago 32 mil em uma casa sucateada e que hoje paga-se 13 mil e 800 em uma casa de dois andares com 10 quartos com pleno conforto e esses de 13.800mil, são divididos com o município de Campo Formoso e o vereador Moge, não teve a coragem de ir fiscalizar o imóvel.

Compartilhe isso