Nesta quinta-feira, dia 15, foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, presidida pelo vereador Idailton Jarle Santiago, com a seguinte pauta:

EXPEDIENTE

  • Projeto de Lei do Legislativo nº 034/2021, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, em que “Fica instituída a Semana Cultural de bandas e fanfarras do Município de Senhor do Bonfim, e dá outras providências”;
  • Projeto de Lei do Legislativo nº 035/2021, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, que “dispõe sore o acesso público às informações e a disponibilização no Site Oficial e Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim dos recursos relativos ao enfrentamento e combate ao COVID-19, bem como sua destinação e dá outras providências”;
  • Projeto de Lei do Legislativo nº 038/2021, de autoria do vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que “Institui no Município de Senhor do Bonfim o Projeto ‘Saber Direito’ que contempla a parceria entre as faculdades e universidades de ensino público e privado para realização de aulas expositivas sore: Constituição Federal, Direitos Humanos, áreas de atuação do Direito Público/Privado, aos alunos da rede pública municipal”;
  • Pedido de Providência nº 001/2021, de autoria do vereador Cléber Nilton Lima do Nascimento, que solicita o “Serviço de capinagem nos bairros de Olaria e Bonfim III”;
  • Pedido de Providência nº 002/2021, de autoria do vereador Cléber Nilton Lima do Nascimento, que solicita “A recuperação de estradas vicinais dos povoados de Tapuia, Maria Preta e Campo do Meio”;
  • Pedido de Providência nº 008/2021, de autoria do vereador Elizeu Conceição de Souza, que solicita “que seja realizado o serviço de pavimentação asfáltica a partir da rua Carrapichel, estrada que dá acesso aos povoados de Lagoa Grande, Caatinguinha e Itapicuru, no Município de Senhor do Bonfim”;
  • Pedido de Providência nº 009/2021, de autoria do vereador Genilson Pereira de Souza, que solicita “que seja providenciado patrolamento e cascalho para estrada vicinal do povoado de Estiva ao povoado de Canavieiras”;
  • Pedido de Providência nº 009/2021, de autoria do vereador Elizeu Conceição de Souza, que solicita “que seja realizado o serviço de encascalhamento da avenida Horto e estrada para a Maravilha, no Município de Senhor do Bonfim”;
  • Pedido de Providência nº 010/2021, de autoria do vereador Genilson Pereira de Souza, que solicita “que seja providenciado patrolamento e cascalho para estrada vicinal do distrito de Carrapichel ao povoado de Canavieiras em caráter de urgência na altura do Alto Vermelho”.
  • Ofício nº 004/2021, da Comissão de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final, que “solicita parecer jurídico da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal acerca da constitucionalidade ou inconstitucionalidade do Projeto de Lei do Legislativo nº 036/2021 que ‘determina que os servidores públicos do município de Senhor do Bonfim, do Poder Executivo e do Poder Legislativo, que possuem filho dependente, com deficiência congênita ou adquirida, com qualquer idade, terão sua carga horária semanal de trabalho reduzida até a metade e dá outras providências, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto”.

ORDEM DOS INSCRITOS

Vereador Cleito Vieira do PcdoBparabenizou a implantação da nova casa de acolhimento aos pacientes do TFD em Salvador, mais fez criticas o seu funcionamento de forma consorciada.

Rê do Sindicato do PT, fez criticas ao secretário do consorcio do território norte do Itapicuru, que propõem a implantação da taxa de lixo, o que considerou inconveniente neste momento de crise econômica em que vive o nosso povo.

Ary Urbano do Democratas, fez referência a nova casa de acolhimento, que será inaugurada  nesta sexta-feira, dia 16, em Salvador.

O edil, disse que nunca foi oferecido tanta dignidade ao cidadão uma casa com tanto conforto e localização privilegiada.

Biro-Biro do Republicano, disse que estando no seu 3º mandato, sentia um grande orgulhoso em fazer parte daquele plenário ,fez uma balanço positivo do legislativo e do governo municipal nesses 100 dias. Lamentou não poder participar da inauguração da casa de acolhimento que vai acontecer nesta sexta-feira, dia 16.

Netinho do Taxi do Republicano, expressou sua alegria em ter feito parte de uma comitiva que visitou aos ruas pavimentadas, no Alto da Maravilha, Alto da Rainha e ainda ouviu a promessa do deputado Federal Elmar Nascimento de 200 quilômetros de manutenção das estradas vicinais, além de ter recebido a promessa de 15 Ruas pavimentadas até o aniversário da cidade.

Eliseu dos Temperos do PROS, fez uma referência aos 100 dias do governo do prefeito Laércio Junior e disse poder contemplar a felicidade na face das pessoas, com melhorias na saúde publica, pavimentações, limpeza, iluminação e agora o grande momento de dignidade a nova casa de acolhimento, que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 16 de Abril.

Lembrou os desmandos da gestão passada, quando oito pessoas viajavam dentro de uma ambulância e as péssimas condições da casa de acolhimento.

ORDEM DAS BANCADAS

Socorro do Pelé do Democratas, disse que encontrou uma cidadã, que fez uma retrospectiva da casa de acolhimento há 2 anos, que chorou muito quando precisou utilizar para um parente e sofreu descaso na gestão passada e que hoje ela estava chorando de alegria pela dignidade que vem sendo oferecida ao povo Bonfinense. Socorro parabenizou ainda o prefeito pela grande ação.

Reinaldo José do PROS, fez referência a belíssima casa de acolhimento, oferecendo dignidade ao povo, que tanto sofreu na gestão passada.

Parabenizou o prefeito Laércio Junior e o Deputado Federal Elmar Nascimento, que vão inaugurar mais 15 ruas até o aniversário da cidade e a expectativa e de mais de 70 ruas pavimentas até o final do ano.

Eliseu dos Temperos do PROS, disse que a população de Senhor do Bonfim, escolheu as pessoas certas, pois ali existia uma diversidade na representação de cada cidadão e via de perto o empenho de cada vereador junto ao cidadão.

Netinho do Taxi do Republicano, fez um desabafo sobre uma crítica feita por um radialista, quando disse que aquela era a pior Câmara de todos os tempos, disse que queria ser o pior vereador, mais trazendo equipamentos para o HDAM, pavimentações para as comunidade carentes e por brigar e defender o povo desta forma não importava ser ser um vereador ruim, na opinião de algumas pessoas.

Biro-Biro do Republicano, falou das visitas dos Deputados Jurailto e Márcio Marinho, quando foi confirmado recebimento de equipamentos para o HDAM, tratores, escolas entre outros equipamentos.

Rê do Sindicato do PT, falou do projeto de implantação de  extensão de iluminação publica no programa luz para todos em localidade da zona Rural em um empenho do Deputado Adolfo Menezes junto a secretária de infraestrutura.

Parabenizou com muita tranquilidade ao prefeito pela nova casa de acolhimento em Salvador.

Lucia Cerqueira do PT, falou sobre  sua visita a diretoria do Hospital Regional, onde acompanhou a conclusão das obras da pediatria e da maternidade daquela casa de saúde.

Cleito Vieira do PcdoB, falou sobre as belíssimas apresentações das bandas e fanfarras, vividas na gestão do ex-prefeito Paulo Machado e  achou por bem valorizar essas atividades, que possam competir em eventos nacionais.

Defendeu a modalidade de servidoras gestantes, pudesse ser contempladas com a diminuição do turno de trabalho, par melhor cuidar dos filhos com ênfase  as crianças especiais.

Quinho de Carrapichel do PcdoB, disse que estava buscando fiscalizar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nosso população, falou de sua visita ao LACEN e estava ouvindo de perto as demandas da população.

Hermógenes Almeida do PT, disse que gostava da sintonia daquela Casa Legislativa, pois elogiar era um papel da bancada de situação, citou que a secretaria de ação Social, saiu de um lugar melhor e foi para um lugar pior, perguntou se o município teria condições de pagar a nova casa de acolhimento em Salvado? Disse que em 100 dias de governo nada foi feito com recursos próprios, apenas com recursos do governo Federal, cobrou a falta de transporte para os doentes da zona rural.

Idailto Jarle do Democratas, disse que Moge, não teve a dignidade dos demais colegas, em elogiar a nova casa de acolhimento, em relação que a secretária de ação social, referiu-se  a uma economia de pagamento de aluguel absurdo pago pelo seu governo.

Disse ainda que infelizmente o atual prefeito ainda não conseguiu tirar o teco teco, transportava os pacientes do TFD na gestão passada, por enquanto ainda continua, mais que será melhorado e que o vereador Moge, quer que apenas três meses o atual gestor corrija os desmandos do seu governo.FONTEASCOM/CMSB

Compartilhe isso