Acolhimento com tratamento e um toque de sociabilização é o lema do CAPS I Grigório Viana da Silva. O serviço acolhe a todas as pessoas que estejam passando por algum tipo de sofrimento mental, estimulando sua integração social, pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários, oferecendo também atendimento psiquiátrico e psicológico.
Quando o usuário vai até o Caps, inicialmente, ele será acolhido por uma equipe especializada, com profissionais capacitados para compreender a sua necessidade da forma mais abrangente possível e iniciar um vínculo terapêutico, de confiança com os profissionais que lá trabalham. A partir daí a equipe irá avaliar o contexto histórico, social, médico e psicológico para que o usuário possa iniciar seu acompanhamento para identificar se o mesmo necessita de algum outro atendimento junto aos demais serviços de Saúde do município.
O processo de construção do Projeto Terapêutico Singular-PTS é realizado individualmente, pois para isso é preciso criar, observar, escutar, estar atento a complexidade da vida de cada usuário. Após definir as atividades terapêuticas, é necessário o alinhamento entre técnicos, usuário, familiares e comunidade, de modo que todos sejam envolvidos nessas estratégias.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Andorinha

Compartilhe isso