Saudosismo, alegria, inquietação e admiração. Essas são algumas das emoções que invadiram os ouvintes do Podcast Calumbi, que na próxima terça-feira (13) encerra a terceira temporada que tem como tema “A Música do Sertão”. O último episódio, intitulado “A Música Autoral Contemporânea”, apresenta os novos talentos do sertão, compositores/as e cantores/as que movimentam a cena musical da região.

O episódio dará destaque a nomes como Emília Xisto, BMU, Os Cabras MC’s, Samantha Jones, Felipe Wander, Desatinados, Tenison Santana e Madu Campelo, artistas que apostam em gêneros musicais diversos: MPB, Sertanejo, Trap, Rap, Rock, Pop, Arrocha, entre outros. Ao apresentar essa multiplicidade, o programa demonstra que a música do sertão não se resume ao forró e baião, ela é composta por uma diversidade de ritmos, estilos e ideias.

O Podcast Calumbi é um programa de rádio on-line lançado em fevereiro de 2021 com o objetivo de apresentar informações sobre a história e a cultura do sertão baiano. Ao longo dos últimos meses, o programa vem envolvendo o público e despertando o sentimento de pertencimento por meio de episódios que destacaram “As Origens de Bonfim” (1ª temporada), “O Piemonte Norte do Itapicuru” (2ª temporada) e “A Música do Sertão” (3ª temporada). As duas últimas temporadas foram financiadas pela Lei Aldir Blanc Bahia, através da Secretaria de Cultura, Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e Fundação Cultural Estado da Bahia (Funceb).

Foram 18 episódios que reuniram histórias “perdidas” nas memórias das pessoas, a cultura pulsante da região e diversas curiosidades que fizeram o público se orgulhar ainda mais da sua origem e perceber a importância do registro histórico regional. “Cobrimos uma lacuna existente na história do Piemonte Norte do Itapicuru”, destaca a produtora cultural e idealizadora do projeto, Adriana Santana.

Animada com o resultado do Podcast Calumbi, Adriana pontua: “Sinto que fizemos um mergulho profundo nas histórias do nosso território, e isso é transformador para a equipe e para o público que acompanhou. A sensação é de dever cumprido”.

Mesmo com o sentimento de dever cumprido, quando questionada se sentirá saudades da produção do Podcast Calumbi, Adriana não hesita em afirmar que não deverá sentir saudades do projeto, justamente porque pretende continuá-lo. “Esse momento é um ‘respiro’, uma pausa necessária para refletirmos sobre como dar continuidade e como buscar novos financiamentos para este trabalho”, afirma a idealizadora do Podcast.

Para que o público também não tenha tempo de sentir saudades desta produção, a equipe do Podcast Calumbi já está preparando episódios bônus. O primeiro já tem data marcada: será lançado no dia 27 de abril (terça-feira). O episódio trará um compilado de oito cordéis elaborados por artistas do Piemonte Norte do Itapicuru: Jotacê Freitas, Anastácia Rasta, Benedito Oliveira, Ailton Ribeiro, Maicon Dias, Lih Maria e Gueu Schade.

Mesmo com o encerramento das três temporadas do Podcast Calumbi, os programas continuarão disponíveis para o público em diversas plataformas de áudio, como: Youtube, Spotify, Deezer, Amazon Music, Pocket Casts e Google Podcasts.

Lorena Simas
Assessora de Comunicação do Podcast Calumbi

Compartilhe isso