Nesta quinta-feira, dia 25, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, realizou Sessão ordinária presidida pelo vereador IDAILTON JARLE SANTIAGO, Idailton Galeguinho.
EXPEDIENTE
• Ofício Nº 017/2021, oriundo do gabinete do vereador Reinaldo Ferreira Santana, que substitui o Projeto de Lei do Legislativo nº 022-2021 em razão de adequações;
• Projeto de Lei do Legislativo nº 022/2021, de autoria do vereador Reinaldo Ferreira Santana, sendo este um “Projeto de Lei institui [sic] a Feira do Umbu da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI), com sede em Senhor do Bonfim, no calendário oficial do município, especificamente no mês de março e dá outras providências”;
• Projeto de Lei do Legislativo nº 033/2021, de autoria do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que “Dispõe sobre as lojas de materiais de construção como serviço essencial para população bonfinense”;
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 003, de 5 de fevereiro de 2021;
• Pedido de Providência nº 006/2021, de autoria do vereador Genilson Pereira de Souza, que solicita “que seja providenciado assentos tipo bancos de concreto para a área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senhor do Bonfim”;
• Pedido de Providência nº 07/2021, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Cerqueira, que solicita “A Instalação de quinze braços de iluminação pública completo [sic] nos postes de extensão nova do Povoado de Lagoa do Peixe que foi concluída no mês de fevereiro, município de Senhor do Bonfim”;
• Pedido de Providência nº 010/2021, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, que solicita “que seja recuperado o caçamento [sic] da rua: Francisco Jascinto, subindo o Pontilhão da Rua Campo Formoso”;
• Pedido de Providência nº 011/2021, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, que solicita “que seja colocado um redutor de velocidades, sic na rua: Salustiano Figueiredo (Rua do Primeiro Centro de Saúde) ”;
• Pedido de Providência nº 012/2021, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, que solicita “que seja providenciado poda na Rua Salustiano Figueiredo (Rua do Primeiro Centro de Saúde) ”. ORDEM DO DIA • PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 003, de 5 de fevereiro de 2021;
• PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 003/2021, de autoria do Vereador Cleiton Vieira Pinto, que “Determina aos laboratórios públicos e conveniados à rede pública a realizar coleta de material para exames laboratoriais [sic] de idosos ou pessoas com deficiência em suas residências, e dá outras providências”.
“PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE PELOS PRESENTES”.

Ordem dos inscritos:

Socorro do Pelé: Disse que os seus requerimentos não tem passado por aquela casa legislativa, pois prefere encaminhar diretamente para cada secretário;

Falou que tem assessores de secretários que estão torcendo o rosto quando vê um vereador e estão atendendo os edis com indiferença e que os vereadores representam o povo.

Ary Urbano: Falou dos problemas originados dos anos passados que continuam ainda neste ano de 2021, disse que esteve debatendo os problemas enfrentados principalmente das escolas particulares que vem sofrendo com a evasão escolar e com a dificuldade de sobrevivência tendo invista inadimplência. Segundo o edil, pelo menos cinco escolas já fecharam as portas em Senhor do Bonfim.
Biro-Biro: Disse que aquele era um dia feliz para sua carreira política, pois estava recebendo uma grande escola e moderna para os bairros Brisas e cidade nova com um investimento de mais de R$ 4.000,000,00 (quatro milhões), oriundos de emendas do deputado Federal pelo partido republicano, Márcio Marinho.
Rê do Sindicato: Fez uma prestação de contas de seu mandato, falando sobre as conquistas de pavimentações para diversas localidades da zona rural do município de Senhor do Bonfim. Na oportunidade enalteceu o apoio recebido pelo deputado estadual pelo Adolfo Menezes do PSD.
Cleiton Vieira: Disse que vereador não é dono de nenhuma comunidade, pois todos são representantes dos interesses do povo e fez referência aos esforços de seu colega vereador BABÃO, que tem levado benefícios para a localidade da rua da Lagoa, nas proximidades de sua residência, pois a interferência do colega tinha o lado positivo, pois resultava na divisão de responsabilidades entre os edis.
Hermógenes Gomes: Cobrou a sansão por parte do atual prefeito dos projetos de leis aprovados naquela casa legislativa, embora reconheça que ainda esteja dentro do prazo, mas estava aguardando a sansão para tomar suas providencias. Moge referiu-se aos projetos que tornam as Igrejas e academias como atividades essenciais.
Disse que as melhorias na saúde tão prometida pela o atual gestor nada aconteceu até o momento e não está vendo nenhum cuidado relacionado ao COVID-19.

Ordem das Bancadas

Ary Urbano: Falou que não foi o seu governo que implantou a central de marcação naquele lugar sofrido onde hoje funciona. Parabenizou ao prefeito Laércio Junior e ao vice-prefeito Eliseu Rios, por escolher um local com mais dignidade, onde os pacientes terão acentos e ventilação.

Babão: parabenizou a secretaria de saúde do município Renata Maia pelos excelentes serviços prestados a comunidade Bonfinense. Fez críticas ao seu partido republicano, que isolou ele Babão e Netinho e só da moral para o vereador Biro-Biro e que ele babão, não votará em nenhum dos deputados do partido republicano, pois nunca foi convidado para nenhuma reunião e nem recebe nenhum telefonema dos deputados.
Elizeu dos Temperos: Foi solidário ao desabafo do colega vereador Babão, que disse estar isolado no partido republicano, pois grupo é grupo.
Reinaldo José: Falou sobre os novos investimentos que virão para a guarda municipal e fez agradecimentos ao prefeito Laércio Junior, pelos investimentos de pavimentação no Alto do Cigano.
Lucia Cerqueira: Falou de sua felicidade sobre os investimentos que vem chegado ao seu distrito de Cachoeirinha, citou a chegada de pavimentação de ruas.
Rê do Sindicato: Informou que o dinheiro do sistema prisional está garantido e que falou recentemente com o diretor do sistema prisional da Bahia, Nestor Duarte, que informou que os recursos de R$ 20.000,000,00(vinte milhões), ainda estão disponíveis na conta, dependendo apenas da doação do terreno pelo atual gestor e pediu agilidade do mesmo.

ASCOM – CMSB.

Compartilhe isso