A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, realiza a 12° Sessão Ordinária no Salão Nobre da Casa Legislativa do município.
Nesta Terça-feira (23), a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou mais uma Sessão Ordinária presidida pelo Vereador Idailton Jarle Santiago do Nascimento, Idailton Galeguinho.
EXPEDIENTE
• PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 02/2021, de autoria do vereador Gilson Ernesto Leite Rodrigues, que “Dispõe sobre a instituição do dia de combate à superpopulação de animais nas ruas, criação de disque denúncia contra maus tratos e abandono de animais, controle de zoonoses, controle das populações de animais e do bem estar animal no município de Senhor do Bonfim e dá outras providências”;
• PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 032/2021, de autoria do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que “Tem por objetivo a inclusão dos profissionais de limpeza urbana como grupo prioritário de imunização SARS-CoV-2 (COVID-19) no município de Senhor do Bonfim”;
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 020, de 16 de fevereiro de 2021;
• PARECER da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Cidadão ao Projeto de Lei do Legislativo nº 020, de 16 de fevereiro de 2021;
• PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 03/2021, de autoria do vereador Cleiton Vieira Pinto, que solicita “pedido de retomada das obras do Campo Socyte da Rua Campo Formoso, neste”;
• PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 05/2021, de autoria da vereadora Lúcia Cristina Souza Cerqueira, que solicita “Que seja encaminhado com urgência à [sic] máquina patrol para o melhoramento da estrada principal que dar [sic] acesso o [sic] Povoado de Cachoeirinha e na Rua do Cemitério do referido Povoado no Município de Senhor do Bonfim”;
• PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 005/2021, de autoria do vereador Genilson Pereira de Souza, que solicita “que seja providenciado o abastecimento de água potável por meio de caminhões tanque no povoado de Estiva”;
• OFÍCIO Nº 014/2021, assinados pelos vereadores Hermógenes Gomes de Almeida, Lúcia Cristina Souza Cerqueira, Cleiton Vieira Pinto, Reinaldo Ferreira Santana e Genilson Pereira de Souza, indicando liderança da bancada da oposição a atuar no biênio 2021-2022.
ORDEM DO DIA
• PARECER da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº 020, de 16 de fevereiro de 2021;
• PARECER da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Cidadão ao Projeto de Lei do Legislativo nº 020, de 16 de fevereiro de 2021;
• PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 020/2021, de autoria do Vereador Cleiton Vieira Pinto, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilizar banheiros masculinos e femininos adaptados para pessoas com deficiência, bem como bebedouros de acesso ao público nas agências bancárias no Município de Senhor do Bonfim”.
DESCUTINDO O PROJETO:
CLEITON VIEIRA: Falou da importância do seu projeto e a necessidade de ser implantado nas agências bancarias.
HERMÓGENES ALMEIDA: Parabenizou o edil pela criação do projeto, colocando-se a favor. Moge citou também as dificuldades que são enfrentadas pelos clientes de agências durante a pandemia.
Ary Urbano e Biro Biro: Parabenizaram a iniciativa de Cleiton e falaram sobre as dificuldades no aconchego da agência para com os clientes.
Rê do Sindicato: Falou das filas e dos decretos que os bancos não respeitam, disse que o projeto é interessante e citou alguns outros projetos que contribuem para o desenvolvimento do nosso município.

O PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE.

ORDEM DOS INSCRITOS
Cleiton Vieira: Fez cobranças ao governo municipal, que segundo o vereador, ainda não efetuou o pagamento do mês de dezembro aos servidores da área da saúde.
Ary Urbano: Falou a respeito do movimento que esteve presente, dia 22/03, junto aos demais vereadores que se colocaram à disposição dos comerciantes, que apresentaram insatisfação com o decreto estadual aplicado no município.
Rê do Sindicato: Falou que a atual situação do HDAM é complicada e que precisa ser resolvida. Disse que solicitou ao Instituto ISAS informações de recebimentos de pagamentos desde a gestão passada, para avaliar como está a administração do instituto no hospital.
Quinho do Carrapichel: Complementou a fala do vereador Rê, quando se referiu ao projeto de abastecimento de água na Estiva. Falou que tem o compromisso em anunciar as boas realizações e ressaltou a importância da água e a necessidade sofrida pelos moradores da zona rural.
Elizeu dos Temperos: Parabenizou a população por terem elegido seus colegas de bancada que se colocaram à disposição dos comerciantes.
Fez críticas ao vice – prefeito, Elizeu Rios, alegando que o mesmo, por possuir propriedades no comércio municipal, não se posicionou a favor dos comerciantes. Expôs também que quanto aos decretos adotados pela gestão de Carlos Brasileiro, Elizeu Rios era contra e agora se calou.
Falou ainda do seu chefe de Gabinete que, segundo o edil, disse que calaria a boca de vereadores em Senhor do Bonfim.
Hermógenes Almeida: Solicitou aos vereadores que compõem a Comissão de Saúde para que cobrem da Secretaria de Saúde a relação dos bonfinenses que já foram vacinados e quais os critérios estão sendo utilizados.

ORDEM DAS BANCADAS
ELIZEU DOS TEMPEROS: Elogiou o desportista bonfinense “Alanzinho” que vem atuando com excelência na área do esporte. Declarou gratidão ao secretário de infraestrutura Francisco Marinho que está realizando um trabalho eficiente na cidade, segundo o edil.
BIRO BIRO: Se referindo ao decreto estadual, falou que a intenção do partido Republicano, na pessoa do vice-prefeito, Elizeu Rios, é ajudar. Falou que é a favor do fechamento do comércio, afirmando que diminuiria o contágio do coronavírus.
HERMÓGENES ALMEIDA: Pronunciou-se a respeito do decreto municipal. Falou que o Prefeito Laércio Júnior não tem um posicionamento concreto em relação aos decretos estaduais.
RÊ DO SINDICATO: Falou que há uma indecisão entre o decreto municipal e estadual. Pois, segundo o vereador, o prefeito Laércio Junior tem o direito de não concordar com o decreto do governo do estado.
CLEITON VIEIRA: Afirmou que há indecisão no posicionamento do atual gestor do município, Laércio Junior.
HELSON DE CARVALHO: Rebateu os questionamentos do vereador Hermógenes referente a relação dos vacinados, falando que a relação que tanto cobra, será divulgada para alguns órgãos, inclusive a Câmara. Respondeu aos questionamentos sobre o pagamento das pendências deixada pela gestão de Brasileiro, afirmando que o atual gestor do município arcará com as despesas.

ASCOM – CMSB

Compartilhe isso