Agentes de Endemias de Senhor do Bonfim, realizaram no final da tarde desta quarta-feira (03), mais uma ação de bloqueio de combate ao mosquito transmissor da Dengue. A ação aconteceu na região da localidade de Lagoa Salgada, devido à notificação de um morador daquela localidade estar sob suspeita de ter contraído da doença.

O trabalho é minucioso e contínuo. Os agentes de combate às endemias percorrem os quarteirões dos bairros, vestidos com macacão de proteção, luvas e máscaras, aplicando inseticidas em locais estratégicos, previamente analisados. A aplicação é feita com o fumacê costal, equipamento colocado nas costas para borrifação manual do produto. A ação tem o intuito de evitar a proliferação da dengue, zika e chikungunya na região que registram casos suspeitos.

Esse serviço é executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. A população precisa manter os cuidados com o quintal de casa, evitando criadouros do mosquito. Já há a preocupação com a pandemia do Coronavírus, e uma possível epidemia de Dengue, ocasionaria um problema maior ainda ao sistema de saúde. É importante que a população se lembre de que a Dengue também mata, e que pode ser combatida com ações simples.

SINTOMAS:

Febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e aquelas manchas vermelhas no corpo.

As pessoas que sentirem qualquer destes sintomas devem procurar unidade de saúde mais próxima e exigir que seu caso seja notificado.

Combater o mosquito é dever de toros, colabore e faça a sua parte!

ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

Compartilhe isso