Diferentes sons, ritmos, melodias e harmonias fazem parte da produção musical do sertão, tema da terceira temporada do Podcast Calumbi. Intitulada “A Música do Sertão”, a nova temporada do programa reúne músicos, pesquisadores e cordelistas, memória e contemporaneidade. Os episódios serão veiculados a partir do dia 06 de março, sempre aos sábados, em diversas plataformas de streaming, tais como: Spotify, Deezer, Amazon Music, Pocket Casts, Google Podcasts e Youtube.

Após apresentar as origens da cidade de Senhor do Bonfim, localizada no norte da Bahia (primeira temporada); e a história dos municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicuru (segunda temporada); o Podcast Calumbi propõe agora fazer uma ponte entre os músicos locais e os consumidores em potencial. Para isso, contará a história por trás da produção musical do sertão baiano, região que, apesar de representar 70% do território do estado e 48% da sua população, ainda se vê pouco representada nas diferentes mídias.

Com seis episódios, a terceira temporada apresentará manifestações populares, grupos e compositores que movimentam a música e fortalecem a cultura da região. Os episódios abordarão os seguintes temas: As Calumbis (nome pelo qual são chamadas as bandas de pífanos na região); O Samba de Lata de Tijuaçu; Os Sanfoneiros; Grandes Compositores; As Filarmônicas; e A Música Autoral Contemporânea.

A ideia de abordar a música do sertão surgiu após a realização de uma pesquisa de mestrado feita em 2019 pela idealizadora e produtora cultural do projeto, Adriana Santana, junto ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Póscultura/UFBA). O estudo voltado ao consumo cultural dos jovens de Senhor do Bonfim identificou que 91% dos participantes da pesquisa utilizavam aparelhos eletrônicos para ouvir música.

A produtora cultural expõe que a partir desse dado, surgiram algumas reflexões “Esses jovens consomem música produzida localmente? E, se não o fazem, isso se justifica por ‘gosto pessoal’ ou se deve à falta de oferta nas rádios e nos tocadores de streaming? Sabemos informações sobre os artistas da região e onde encontrar sua música?”.

Assim, a partir dessas indagações, a terceira temporada do Podcast Calumbi nasce para apresentar os diversos ritmos e melodias produzidos na cena musical do sertão baiano, aproximando os jovens da cultura regional.

“O Podcast Calumbi pretende também expandir a percepção do público e da crítica a respeito das nuances que assumem a música produzida no sertão da Bahia, não para negar ou reduzir a importância de suas características mais difundidas (como o forró-pé-serra), mas para apresentar também outras autorias e arranjos”, destaca Adriana.

A terceira temporada do Podcast Calumbi tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Lorena Simas
Assessora de Comunicação do Podcast Calumbi

Compartilhe isso