Desde que as chuvas que caíram em Senhor do Bonfim nos últimos dias cessaram, a equipe de Agentes de Endemias iniciou um trabalho preventivo para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor potencial da dengue, chikungunya e do zika vírus.

A ação vem sendo realizada em alguns pontos e imóveis considerados estratégicos para a proliferação da espécie, além da visitas domiciliares que os agentes realizam frequentemente na busca de possíveis focos e na tentativa de orientar a comunidade neste período pós-chuva.

Com este tipo de inspeção os agentes conseguem identificar os criadouros e a situação de infestação do município, o que permite que se direcione as próximas ações para as áreas consideradas como as mais criticas.

O tempo que o mosquito leva para se desenvolver a partir do ovo até se tornar adulto é de sete a dez dias. Já nestes primeiros dias sem chuva, é possível que os agentes encontrem algumas larvas que de imediato são eliminadas.

A interrupção desse ciclo é a maneira mais eficaz de se evitar surtos das doenças que ele transmite. Importante lembrar que mesmo com a ação da Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes de Endemias, é de extrema importância que todos fiquem atentos e procurem por locais em que a água da chuva pode ter ficado represada em suas residências.

Como procurar os possíveis criadouros do mosquito?

Entendemos que em apenas dez minutos em média, geralmente, são suficientes para fazer uma busca nos possíveis focos do mosquito após um período de chuvas. Levando-se em conta que a inspeção já seja parte da rotina na casa de todos, basta prestar um pouco mais de atenção em locais menos óbvios que podem acumular água.

A regra básica é uma só:
Não deixar que a água fique parada em qualquer tipo de recipiente. Vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado ou até uma simples tampinha de garrafa podem armazenar água suficiente para se transformar em criadouros do Aedes Aegypti!

É bom lembrar também de manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados.

Combater a proliferação do mosquito é dever de todos.

Você está fazendo a sua parte???

Compartilhe isso