Se existe uma área que precisa ser vista como prioridade pela prefeitura de Senhor do Bonfim, é a da educação pública municipal. Esse olhar mais profundo se faz necessário, haja vista a necessidade de mudanças significativas, para que a educação possa alcançar patamares de qualidade ainda melhores. Antes da pandemia, os ensinos infantil e fundamental já enfrentavam problemas. Com a crise causada pela Covid-19, as dificuldades ficaram ainda mais evidentes.

Seguindo seu planejamento de estabelecer um governo participativo, ouvindo a população, entidades de classe e servidores municipais, o prefeito eleito Laércio Júnior e o vice-prefeito Elizeu Rios estiveram reunidos na manhã deste domingo (27), com profissionais da educação da rede municipal. Segundo Laércio Júnior esses encontros tem sido muito positivos e ajudarão no planejamento da gestão.

“Estamos fazendo reuniões pontuais com várias categorias e tem sido de grande valia. Já nos reunimos com várias categorias e hoje é a vez do professor. Esperamos que o nosso planejamento educacional possa acontecer a partir do diálogo entre poder público e professores, para que possamos conhecer as demandas mais urgentes e buscar soluções para elas. Essa gestão irá promover a política de valorização dos profissionais da Educação”, pontuou Laércio Júnior.

Durante o encontro os educadores fizeram questão de expor a atual situação da educação bonfinense. Foram relatadas grandes dificuldades para o exercício da profissão em seu dia-a-dia ao longo dos anos. Problemas que vão desde a estrutura precária das escolas, merenda inadequada, falta de materiais pedagógicos, sobrecarga dos educadores, ausência de transporte ou quebra constante dos ônibus escolares, defasagem de equipamentos, dificuldade na inclusão de alunos com deficiência, distância entre Secretaria de Educação e escolas e principalmente a valorização profissional.

Outra questão abordada foi a falta de planejamento e investimentos do poder público em recursos tecnológicos nas escolas durante a pandemia. Muitos professores não possuem a formação necessária para atuar em ambientes digitais ou acesso às ferramentas para ministrar aulas on-line. Para os alunos, a situação não é diferente. Falta computador e internet, itens básicos para o ensino remoto.

“Nós sabemos do déficit da nossa educação como um todo. Mas o nosso povo precisa do melhor. É por isso que estamos aqui reunidos, buscando a melhor alternativa para o ensino do nosso município. Precisamos reorganizar todo o sistema educacional para que os alunos não sejam prejudicados, ouvindo sugestões de vocês para montar um Plano Pedagógico municipal que se adapte a esse momento. Logo tudo isso vai passar e voltaremos a ver as escolas cheias de alunos”, completou Elizeu Rios.

Entre os presentes estavam Ganilson Torquato e Adailton Costa – presidente e vice do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Município de Senhor do Bonfim – SINTESB, o ex-vereador Laércio Muniz e o vereador eleito Biro Biro.

Compartilhe isso