Uma forte frente fria avançou sobre o Brasil e chegou ao litoral da Bahia na virada de outubro para novembro espalhando chuva sobre o Nordeste. 
Nuvens bastante carregadas se espalham pelo interior do Nordeste e provocaram muita chuva, que caiu com força também sobre o sertão. Em diversas áreas do interior nordestino choveu nesta segunda-feira, 2, mais do que média de chuva normal para todo o mês de novembro. 
Foi o que ocorreu em Petrolina, no sertão de Pernambuco. Entre 3 horas da madrugada e 22 horas choveu 96,2 mm, sendo que a média de chuva para novembro é de 52 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Isto significa que em menos de 24 horas choveu quase o dobro do normal. No interior da Bahia, em Senhor do Bonfim, choveu 93 mm e a média para novembro é de 65 mm. 
Confira outros volumes de chuva bastante elevados registrados pelo INMET entre 23h do dia 1 e 23h de 2/11/2020 e a comparação com média 
Petrolina (PE): 96,2 mm – choveu quase o dobro a média para o mês (média novembro: 52,0 mm 
Senhor do Bonfim (BA): 93,0 mm ( média para novembro: 65 mm) 
Irecê (BA): 75,0mm (média para novembro: 99 mm) 
Piatã (BA): 74,0 mm 
Brumado (BA): 49,6 mm 
Serrinha (BA): 42,2 mm (média novembro: 63 mm) 
Em Jeremoabo, também na Bahia, o INMET registrou 76,6 mm em 3 horas, no começo da madrugada desta terça-feira. 
A chuva em Irecê avançou pela madrugada desta terça-feira e até 3 horas o total acumulado foi de 135,6 mm, superando a média normal para todo mês de novembro. 

Atenção Bahia, Maranhão e Piauí 
A partir da quarta-feira, 4 de novembro, a tendência é de enfraquecimento da instabilidade sobre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. 
Porém, os estados da Bahia, Piauí e Maranhão vão continuar dentro de áreas de instabilidade que vão manter o excesso de nebulosidade e as condições para chuva até o fim da semana. Tem risco de chuva forte. 
Sobre a Climatempo 
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais. 
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão. 
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. 
Assessoria de Comunicação da Climatempo

Compartilhe isso