A programação da Prefeitura de Jaguarari, alusiva ao Outubro Rosa, foi iniciada na ultima quinta-feira (03), no distrito de Pilar e na sexta-feira (04) na sede do município com a chegada da Carreta da Saúde, beneficiando mulheres com exames gratuitos de Mamografia, Ultrassonografia Mamária e Ultrassonografia Transvaginal. “Estamos engajados nesta importante ação de conscientização. É fundamental que as mulheres sejam orientadas e se previnam contra uma doença tão séria quanto o câncer, que infelizmente ainda mata muitas mulheres por falta de informação”, destaca o prefeito Everton Rocha.
Nesses dois dias as mulheres que estiveram tanto na Praça Ariomar Rocha em Pilar quanto na Praça Alfredo Viana, *além dos exames direcionados a prevenção ao câncer de mama e útero*, tiveram acesso ao stand da Saúde, onde foram disponibilizadas orientações nutricionais, realização de ventosa terapia e dry needling com fisioterapeutas, orientações odontológicas e a realização de testes rápidos, de glicemia e aferição de pressão. Além disso, participaram de roda de conversa com profissional de saúde que orientou as mulheres a fazer o auto-exame visando à identificação de possíveis nódulos mamários.
O Secretário de Saúde, Rodrigo Cruz falou sobre a importância da realização do auto-exame. “A realização do auto-exame previne e possibilita a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma”, alertou o secretário.
Ao longo do mês de outubro a administração municipal através da Secretaria de Saúde irá alertar às mulheres do município sobre os riscos e sobre a prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, doença que mais mata mulheres no mundo.
Entre as ações realizadas durante o mês de outubro voltadas a prevenção do Câncer de Mama estão:
✔Mutirão de ultrassonografias na sede (04 e 18/10) e no distrito de Pilar dia 11/10
✔ Intensificação de Ações preventivas em todas as unidades de Saúde do município com os profissionais das unidades
✔Palestras com profissionais do NASF e EMAD sobre a prevenção e acompanhamento pós-tratamento oncológico
✔ Caminhada Outubro Rosa Sede e Pilar para fortalecer a prevenção e cuidados das mulheres com a saúde.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Compartilhe isso