Seguindo sua agenda de compromissos, nesta terça-feira (10), o prefeito de Jaguarari, Everton Rocha, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Paulo Gonçalves e sua equipe Técnica, e de sua assessoria jurídica, recebeu em seu gabinete a visita do Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Pablo Almeida para tratar de temas relativos à preservação ambiental no município.
O prefeito Everton Rocha e o titular do MPE visitaram o lixão localizado na entrada da cidade e depois seguiram para a área onde a prefeitura deseja implantar o aterro controlado. O promotor de Justiça, Dr. Pablo elogiou o trabalho realizado no lixão bem como o local onde possivelmente será implantado o novo aterro controlado. “Em uma analise rápida constatei que a distancia do antigo lixão para este local é de 14 km. Esse novo local também cumpre dois pré-requisitos importantes, que é a distancia mínima de 500 metros para a BR e mesma distancia para qualquer comunidade. Outro ponto positivo é o fato da região escolhida para a implantação do aterro controlado chover pouco, produzindo pouco chorume, evitando assim a contaminação do solo. O município de Jaguarari está de parabéns”, parabenizou o titular do MPE.
Como já havia feito na reunião realizada em Jacobina, o titular do MPE, Dr. Pablo Almeida voltou a elogiar a forma atuante como vem agindo o conselho municipal de meio ambiente de Jaguarari. “Quando aqui estivemos em maio deste ano fizemos um diagnostico da situação da educação ambiental e da gestão ambiental, dos licenciamentos, da fiscalização ambiental. E assim como nos outros municípios, identificamos oportunidades de melhorias. Nos deparamos com um Conselho Municipal do Meio Ambiente, que foi indicado junto com o de Andorinha como referencia pra nossa região”, parabenizou Dr. Pablo.
Ao final da visita foram realizadas discussões complementares com os secretários de educação e meio ambiente e posteriormente foram assinados dois Termos de Ajustamento de Conduta – TACs, na qual o município de comprometeu a elaborar os planos de educação e gestão ambiental.

O prefeito de Jaguarari destacou a parceria entre executivo e Ministério Público. “Estamos unindo os esforços nesse tema tão importante que é a preservação do meio ambiente”, pontuou o prefeito.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Compartilhe isso