NOTA
Senhoras e senhores bonfinenses, com todo o respeito que o SINTESB – sindicato dos Trabalhadores na Educação do Município de Senhor do Bonfim, vem a público dizer a vossas senhorias que mais uma vez estamos decretando estado de greve, por conta do comportamento inapropriado do prefeito Carlos Brasileiro, que historicamente não tem respeitado a educação pública municipal. Nos seus dois primeiros mandatos, além de ter ficado cinco anos sem conceder reajuste salarial aos servidores municipais, em 2003, em seu segundo ano de mandato, conseguiu aprovar uma lei inconstitucional, que tira parte substancial do décimo terceiro salário dos servidores públicos de Senhor do Bonfim. Hoje, condenado pela justiça a pagar o décimo terceiro salário integral, ele insiste em não cumprir, desafiando a justiça e os servidores, mesmo sendo condenado em segunda instância.
Insiste também em não pagar o Piso Salarial dos Professores, que é uma lei federal. Hoje o professor de nível médio em Bonfim recebe um salário de $ 1. 149, 00 (mil cento e quarenta e nove reais), sendo que a lei determina que seja pago $ 2.498, 00 (dois mil quatrocentos e noventa e oito reais).
Esse prefeito insiste em não dialogar com os sindicatos e associações, desrespeitando a educação e os servidores públicos de Bonfim. De janeiro para cá, ele tem dito insistentemente que esse ano não vai dar reajuste para minguem, “nem se a minha mãe descer do céu,” provando que desrespeita os servidores e que é um descumpridor de leis.
Em seu primeiro mandato, o prefeito de Senhor do Bonfim destruiu o Colégio Luís Viana Filho para construir um mercado municipal, que não serviu para nada, sendo gasto, naquela ocasião, um valor de aproximadamente $ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Agora, em seu terceiro mandato, está refazendo a mesma obra do mercado municipal, gastando mais $ 1. 800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais), ou seja, somando um valor de quase 4.000.000,00 (quatro milhões de reais).
O prefeito de Senhor do Bonfim, sempre diz que dá atenção para a educação pública municipal, mas prefere ficar fazendo, desmanchando e refazendo praças e outras obras publicas, a exemplo da Praça do Bosque, do mercado municipal e outras obras da cidade, porém nunca conseguiu um real de emendas para melhorar a qualidade educação Pública Municipal. A única coisa que o prefeito Carlos Brasileiro faz muito bem com a educação bonfinense é tentar desvalorizar os profissionais, tanto nos seus pronunciamentos, quanto nas suas atitudes desumanas.
Por conta do desrespeito do prefeito de Bonfim, os professores e demais profissionais da educação pública, decretaram estado de greve, no último dia 17 de julho, podendo, a qualquer momento, deflagrar greve por tempo indeterminado, caso o prefeito não tenha respeito pelos servidores e humildade para sentar com os sindicatos e tentar resolver a questão do reajuste salarial dos profissionais.
Vale ressaltar também que estamos reivindicando a reforma e manutenção das escolas municipais, que se encontram completamente destruídas, não oferecendo nenhuma dignidade para alunos e funcionários que convivem nesses espaços.
Reivindicamos também a permanência e funcionamento das escolas do campo, que tem sido fechadas constantemente por este governo insensível, que alega que essas instituições de ensino não conseguem se pagar, e que estão dando prejuízo para o município, como se escola pública fosse mercadoria para gerar lucros a seus administradores. Esse governo descumpridor de leis precisa entender que escola pública precisa ser entendida como um meio para garantir à dignidade as pessoas que nela estudam.
Por esses e outros descasos do poder público municipal é que estamos em estado de greve e esperamos que o prefeito Carlos Brasileiro tenha a humildade e o bom senso de sentar com os sindicatos representantes das categorias de trabalhadores para, de forma democrática, resolvermos os impasses mencionados, não sendo necessário parar as nossas atividades.

Compartilhe isso