Guerra de espadas em Senhor do Bonfim, Bahia — Foto: Juliana Viana/TV São FranciscoGuerra de espadas em Senhor do Bonfim, Bahia — Foto: Juliana Viana/TV São Francisco

Guerra de espadas em Senhor do Bonfim, Bahia — Foto: Juliana Viana/TV São Francisco

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão de uma liminar que proibia a tradicional guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim, norte da Bahia, nesta quarta-feira (19). A decisão foi tomada pelo ministro Luiz Fux, que é o presidente em exercício da corte.

No documento, ele repetiu uma medida da ministra Carmen Lúcia, tomada em maio de 2018, que fala sobre o risco de morte dos praticantes da guerra de espadas.

O pedido de suspensão da liminar foi feito pela prefeitura da cidade, que alegou que a proibição prejudica a economia do município, porque implica diretamente na redução das receitas e na diminuição do turismo no período dos festejos juninos.

No entanto, a decisão do ministro Fux diz que há ausência de plausibilidade na alegação. A mesma avaliação já havia sido feita pela ministra Carmen Lúcia no ano passado.

Proibição

Guerra de espadas foi vetada pela Justiça em Senhor do Bonfim, na Bahia — Foto: Juliana Viana/TV São FranciscoGuerra de espadas foi vetada pela Justiça em Senhor do Bonfim, na Bahia — Foto: Juliana Viana/TV São Francisco

Guerra de espadas foi vetada pela Justiça em Senhor do Bonfim, na Bahia — Foto: Juliana Viana/TV São Francisco

Em 2003 foi instituído o Estatuto do Desarmamento e a proibição da guerra de espadas se baseou no Artigo 16, que trata da posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Desde então, o Ministério Público acompanha a situação da guerra de espadas.

A partir de 2015, o órgão estadual expediu recomendações com restrições sobre as espadas. A proibição da tradicional “guerra de espadas” já havia sido determinada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em 2017, após ser considerado um pedido feito pelo MP-BA.

Já em 2018, o Ministério Público Estadual recomendou ao município de Senhor do Bonfim, que não promova ou coopere com a soltura da guerra de espadas, prática onde fogos de artifício, semelhantes a pequenos foguetes, são utilizados como espadas.

As cidades que recebem mais atenção são Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Muritiba, Cachoeira, Nazaré das Farinhas, Muniz Ferreira, São Felipe, São Félix, Castro Alves e Campo Formoso. Nestes lugares, a cultura da guerra de espadas é muito forte.

Compartilhe isso