O Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB participou ontem (30) de uma audiência pública, na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, que teve como objetivo abordar sobre o papel das instituições públicas de ensino superior na cidade e no Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Os representantes das universidades públicas da UNEB, Univasf e IF Baiano evidenciaram a importância social e econômica das instituições para o desenvolvimento da população, e consequentemente, da cidade, destacando sobre os cortes orçamentários que as instituições vêm sofrendo, que podem ocasionar no fechamento das universidades.

O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino e o professor Atila Menezes frisaram sobre os impactos econômicos positivos que a presença das universidades causa nas cidades onde são implantadas, e que os cortes orçamentários do governo acarretarão, inicialmente, na demissão de terceirizados e que a oferta de alguns auxílios à comunidade acadêmica discente será prejudicada. “Nós precisamos sensibilizar o governo federal, através de nossos representantes políticos para que possam defender as nossas universidades públicas e os nossos institutos federais, pois contribuímos efetivamente para o desenvolvimento de nossas regiões”, afirmou Tolentino.

O diretor geral do IF Baiano- Senhor do Bonfim, Alaécio Ribeiro, destacou que os cortes orçamentários são um retrocesso. “Essa é uma luta social. Precisamos fortalecer essas três instituições que vem mudando o território. Resistiremos, e não cairemos”, frisou Ribeiro.

Já, a diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, abordou sobre a relevância social da universidade e os impactos que promove em todas as cidades onde está inserida. “Dialogamos não apenas com o nosso território, mas também com outros territórios do entorno”, frisou. Suzzana solicitou ainda outra audiência pública para pensar a situação da UNEB no território, por considerar uma demanda mais extensa. “Entendemos que essa discussão precisa ser ampliada, inclusive com os coletivos”, afirmou.

Assim, o presidente da Câmara de Vereadores, Cleiton Vieira, atendeu a solicitação da diretora Suzzana, e a próxima audiência pública para discutir sobre a UNEB acontecerá no dia 12 de junho. O presidente da Câmara afirmou ainda que estará ao lado das universidades, defendendo a educação e o ensino superior público.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)

Compartilhe isso