A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou nesta quinta-feira, dia 30 de maio, uma audiência pública que teve como intuito discutir o papel o papel das Instituições Públicas de Ensino Superior em Senhor do Bonfim e no Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

 

Foram convidados ao debate as Instituições UNEB – Universidade Estadual da Bahia, UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco e o IFBA – Instituto Federal da Baiano, além de representantes sindicais, estudantes das próprias universidades, e toda a população bonfinense.

 

A Diretora da UNEB – Campus VII, Suzzana Alice Lima, apresentou um resumo da estrutura do campus, baseando-se no número de alunos, quantidade de cursos e na produção acadêmica realizada pela Universidade do Estado da Bahia.

 

Logo em seguida, o diretor acadêmico do IFBA – Instituto Federal da Baiano, Alaércio Santos Ribeiro, iniciou seu fala apresentando um vídeo que faz uma apresentação mostrando a importância da Instituição na comunidade, com a participação de alunos, pais de alunos e professores. Em seguida o diretor, falou sobre a história da IF Baiano e sobre os cursos de nível técnico e superior do campus. O diretor também falou sobre o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais do país. “Em poucas palavras, a confirmação dos cortes traz consigo a incapacidade institucional de arcar com as despesas operacionais das instituições, sendo impossível fechar o ano acadêmico a contento”, finalizou.

 

O Professor Dr. Atila Menezes, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, fez uma apresentação mostrando o quadro geral da universidade, e quais os impactos econômicos e sociais que a instituição traz para o município. Também falou sobre a situação do contingenciamento dos recursos da educação, mostrando que não é uma situação preocupante apenas para os estudantes. “É algo muito preocupante, porque pode levar a um dano muito grande. E não somente para a universidade como instituição, mas para quem participa, especialmente os estudantes e a população, que é diariamente beneficiada diante das várias ações que nós executamos no dia a dia, através de projetos que estão diretamente ligados à comunidade, assim como na economia que gira em torno da universidade, alunos e servidores”, explica.

 

O reitor Julianeli Tolentino mostrou-se preocupado com a situação, que as instituições federais vêm passando. A capacidade de executarmos os nossos serviços, como temos feito de ano a ano, ela diminuiu bastante. Caso não tenhamos o descontingenciamento, a liberação do recurso que estava planejado, de acordo com a Lei Orçamentária Anual -, nós temos uma grande probabilidade de descontinuarmos os nossos serviços, ou seja, parar as atividades da universidade como um todo”, afirmou Tolentino.

 

Por fim, a presidente Cleiton Vieira afirmou que a Câmara de vereadores de Senhor do Bonfim vai elaborar um documento assinado por todos os parlamentares, para que seja entregue aos deputados que foram votados em Senhor do Bonfim, reivindicando a devolução dos recursos que as instituições tem direito.

 

Veja a sessão completa: https://youtu.be/nSYmP2eiBjQ


ASCOM – Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim – BA

Compartilhe isso