A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou o recolhimento de quase 200 lotes de medicamentos para o tratamento de hipertensão. A lista de medicamentos e lotes recolhidos pode ser vista em anexo. Em nota, a agência afirmou que o recolhimento de lotes específicos se dá pela presença de nitrosaminas — impurezas encontradas na medicação — em remédios que contêm o princípio ativo sartana, visando a proteção à saúde da população.

De acordo com o órgão, estudos afirmam que o consumo diário de nitrosamina, em sua dose máxima, durante cinco anos seguidos, seriam potencialmente causadores de câncer.  No Brasil, além do recolhimento dos medicamentos, a Anvisa solicita a suspensão de sua produção.

O órgão afirma que, caso o paciente tenha em casa o lote do medicamento recolhido, o tratamento não deve ser interrompido até que seja feita a troca de medicação com igual valor terapêutico sob orientação médica. A interrupção imediata do tratamento pode causar insuficiência renal, ataque cardíaco e AVC.

A Anvisa afirma que o paciente pode, também, entrar em contato com a empresa farmacêutica, solicitando a troca de seu medicamento.

Compartilhe isso