O município de Senhor do Bonfim, distante 375 quilômetros de Salvador, no Norte do estado, será o primeiro contemplado no projeto “Minha Cidade”. A ação busca fomentar o conhecimento sobre a história e a cultura das localidades através de várias ferramentas, como palestras, oficinas, exposições e por meio de canais digitais, como redes sociais, site, informativos, games e loja virtual.
O idealizador e diretor do Projeto, Alex Barbosa, destacou a importância histórica de Senhor do Bonfim, levando em conta o processo político, econômico e cultural do estado. Ele destaca a criação da Missão de Nossa Senhora das Neves do Sahy, no final do Século XVII; a eleição do bonfinense José Gonçalves da Silva como primeiro governador constitucional da Bahia e a realização dos festejos juninos da cidade, uma festa centenária e considerada uma das mais importantes do país. A escolha também tem um motivador pessoal, já que o diretor nasceu em Bonfim.
Barbosa afirmou que o projeto tem como objetivo expandir o conhecimento, preservar as raízes e a origem de um povo e, sobretudo, garantir sua condição de existência e a proteção de sua identidade cultural e social. “Uma das diretrizes é encontrar modelos criativos, com linguagem atual e de fácil acesso, que promovam a produção de conteúdos históricos dos municípios baianos, despertando o interesse e o entendimento dessa história”, citou.
Na execução, também são inseridos no contexto histórico personagens que, conforme explicou Barbosa, embora alguns deles tenham desempenhado papéis influentes na formação da sociedade, acabam sendo esquecidos ou não relevados, por não pertencerem a determinadas classes ou grupos sociais. Também entram comunidades e localidades que foram preteridos dos registros históricos oficiais.
A ação, que tem como público estudantes da rede pública e privada, mas aberta para toda a população, conecta com o propósito de transformar o ensino da história regional e local em uma ferramenta que facilite o processo de aprendizagem da história da Bahia e do Brasil, através de conexões, focalizando o indivíduo em seu meio sociocultural, político e ambiental.

Compartilhe isso