Sede da Câmara Municipal de Vereadores de Senhor do Bonfim

Nesta quinta-feira, 11 de abril, foi realizada a 11ª sessão ordinária, no ano de 2019, da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. Conduzida pelo Presidente da Casa, vereador, Cleiton Vieira, a sessão teve início às 19h10min, após a chamada dos vereadores, onde havendo número legal é declarada aberta a sessão. Onde atendendo o Regimento Interno, em seu artigo 141, foi encaminhada a Ata da sessão anterior aos e-mails de todos os Vereadores, foi coloca a mesma em discussão e ninguém querendo discutir é colocada em votação, sendo aprovada.

Passa-se à leitura do expediente que consta das seguintes matérias: Ofício SN/2019, oriundo do gabinete do vereador Laércio Júnior, que encaminha o Projeto de Lei nº 007/2019; Projeto de Lei Nº 007/2019, de autoria do vereador Laércio Muniz de Azevedo Júnior, que “Dispõe sobre áreas especiais de estacionamento rotativo de veículos automotores, em vias e logradouros públicos do município de Senhor do Bonfim”; Ofício SN/2019, oriundo do gabinete do vereador Laércio Júnior, que encaminha o Projeto de Lei nº 008/2019; Projeto de Lei Nº 008/2019, de autoria do vereador Laércio Muniz de Azevedo Júnior , que “altera os arts. 7º e 8º da lei nº 1.249/2012, que dispõe sobre áreas especiais de estacionamento rotativo de veículos automotores, em vias e logradouros públicos do município de Senhor do Bonfim”; Mensagem ao Projeto de Lei Nº 001/2019, de autoria do Executivo, que “dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino público e particular, em órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional do município”; Parecer da Comissão de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final, ao Projeto de Lei do Legislativo nº 002/2019, que “dispõe sobre a instituição no Calendário Oficial do Município de Senhor do Bonfim-BA, o ‘Dia do Feirante’ e dá outras providências”; Parecer da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, ao Projeto de Lei do Legislativo nº 002/2019, que “dispõe sobre a instituição no Calendário Oficial do Município de Senhor do Bonfim-BA, o ‘Dia do Feirante’ e dá outras providências”.

Com a sobra de tempo do expediente, o presidente passa para ordem dos vereadores inscritos e franqueia a palavra ao primeiro vereador inscrito, Elizeu Conceição, que iniciou comentando algumas críticas que seu mandato vem sofrendo, por suas bases não estarem sendo beneficiadas com ações do poder executivo, segundo o parlamentar, a prefeitura está fazendo mutirões de limpeza em diversos bairros de Senhor do Bonfim e logo chegara nos bairros que ele vem solicitando limpezas e outros serviços, através de pedidos de providencia, em seguida o vereador falou sobre a sua confiança no governo do prefeito, Carlos Brasileiro, “Eu acredito e confio no governo de Carlos Brasileiro, se eu não acreditasse, não estaria mais na base, mas acredito nesse governo que tem feito tantas coisas em nosso município, em prol do povo bonfinense, eu vou escutar uns três pré-candidatos, que não representa nem suas regiões”, disse.

Dando continuidade franqueia a palavra ao segundo vereador escrito, João Carlos de Castro, iniciou sua fala saudando os presentes e em seguida falou sobre a alegria de ter recebido nesta semana o novo Padre da Paroquia de Santo Antônio, do Distrito de Igara, Robson Miranda, que esta substituindo o Padre Jucimario, que foi pra paroquia de Jacobina. O vereador também agradeceu aos vereadores que na ultima sessão, aprovou o projeto de sua autoria, que declarava a Praça das Barrinhas, no Distrito de Igara, Patrimônio Cultural Imaterial de Senhor do Bonfim. Outro assunto que levou o vereador a tribuna, foi o estado das estradas vicinais de Senhor do Bonfim, após as chuvas.

Em seguida o presidente franqueou a palavra ao terceiro inscrito, vereador Laércio Muniz Junior. Que após saudar os presentes, fazendo uma critica aos vereadores, usaram a palavra e falaram o mesmo discurso. “Na ultima terça-feira o secretário de finanças, Benito Brasileiro, entregou papeis aos vereadores, que dizia o que iriam falar, está ficando feio receber R$ 10 mil reais para vossas excelências tá usando o microfone pra dizer o que o Benito quer”, disse. Em seguida, Laércio, convidou os vereadores para irem a prefeitura. “Amanhã vamos ter uma licitação, e gostaria de convidar, porque o nosso papel é de fiscalizar, esse é o papel do vereador”.

O quarto inscrito, vereador Edson Ribeiro, após saudar os presentes, agradeceu ao vereador, Laércio Junior, que na última sessão o defendeu, das críticas, que segundo o vereador partiram do Prefeito Carlos Brasileiro, em sua fala. Em seguida o parlamentar, fez criticas ao prefeito “Vou buscar o áudio dessa inauguração, quero saber se é verdade que ele falou o nome de minha mãe, na verdade eu não estou desacreditando, porque ele é capaz de tudo, peço respeito, não a mim, mas a minha mãe que é falecida, que ele tenha respeito e caráter, de usar o nome de minha mãe”, disse. O vereador, em seu discurso, também parabenizou o vereador, Cleiton Vieira, pela iluminação da entrada do Povoado de Passagem Velha, “Quero parabenizar o vereador Cleiton, mas essa é mais uma falta de vergonha desse prefeito, que fez o vereador tirar dinheiro do bolso para colocar braços de lâmpadas”. O vereador também falou sobre o lixão, onde segundo o vereador, o município está colocando material hospitalar, junto com outros materiais o que podo ocasionar risco a população e finalizou falando sobre o atraso de obras que estão paralisadas.

O vereador Hermógenes Almeida, quinto inscrito, iniciou sua fala esclarecendo algumas situações que segundo o vereador são inverídicas. “De forma muito tranquila, gostaria de passar algumas informações, mas primeiro gostaria de dizer que o vereador Laércio Junior, virou órfã, ele nunca foi Candido, ele nunca foi Correia, e está esquecendo algumas coisas importantes, primeiro nenhum vereador aqui recebeu papel de Benito Brasileiro não, e sim estamos mostrando o trabalho do prefeito, Carlos Brasileiro, e dizer que o governo que ele agora é órfã nunca fez nada e não quer que fale sobre o nosso que em dois anos fez 50 obras, ele fala também da questão dos 45 mil bolos, na rede pública municipal tem 9 mil e 800 alunos, divida os 45 mil bolos pela quantidade de alunos e vamos ver a quanto dar pra cada um, o prefeito quer merenda de qualidade vereador” disse.

Alexandre Ferreira, foi o sexto vereador inscrito, e falou sobre a fala dos os vereadores que defendem o governo municipal, “Já que os colegas estão fazendo tantas comparações, eu queria dizer, vereador Hermógenes, que a diferença desse governo com o governo anterior e mínima, gostaria de desafiar qualquer vereador, qual foi o dia que passou o carro fumacê na gestão de Carlos Brasileiro, outra situação são as ruas que está intransitável, a população de senhor do Bonfim, pede socorro, e cobra da câmara de vereadores que é omissa, são 11 vereadores da base, dizendo amém e a população é que perde, outra coisa 80% das estradas viciais estão acabadas” disse o vereador.

Passa para Ordem do Dia onde é lido o parecer da Comissão de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final, ao Projeto de Lei do Legislativo nº 002/2019, de autoria do vereador, Elizeu Conceição, que “dispõe sobre a instituição no Calendário Oficial do Município de Senhor do Bonfim-BA, o ‘Dia do Feirante’ e dá outras providências” é colocado em discussão e usa da palavra o Vereador Hermógenes Gomes de Almeida, que discute a propositura e fica favorável a sua aprovação e ninguém mais querendo discutir é colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Em seguida é ligo o parecer da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, ao Projeto de Lei do Legislativo nº 002/2019, de autoria do vereador Elizeu Conceição, que “dispõe sobre a instituição no Calendário Oficial do Município de Senhor do Bonfim-BA, o ‘Dia do Feirante’ e dá outras providências” é colocado em discussão e usa da palavra o Vereador Hermógenes Gomes de Almeida, que discute a propositura e fica favorável a sua aprovação e ninguém mais querendo discutir é colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade

Depois da aprovação dos pareceres, o Projeto de Lei Do Legislativo Nº 002/2019, de autoria do Vereador Elizeu Conceição de Souza, que “dispõe sobre a instituição no Calendário Oficial do Município de Senhor do Bonfim-BA, o ‘Dia do Feirante’ e dá outras providências” é colocado em discussão e usam da palavra os Vereadores Elizeu Conceição de Souza, Carlos Alberto Dias dos Santos, Alexandre Ferreira, Gerivaldo Ribeiro Sampaio, Reinaldo José da Silva, Andreilto de Almeida Barbosa, Hermógenes Gomes de Almeida, que discutem a propositura e ficam favoráveis a sua aprovação e ninguém mais querendo discutir é colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. Não havendo tempo hábil para as bancadas, o Sr. Presidente às vinte e uma horas e dez minutos dá por encerrada a Sessão.

Veja a Sessão Completa:

ASCOM – Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

Compartilhe isso