Sede da Câmara Municipal de Vereadores de Senhor do Bonfim

Nessa quinta-feira (21) foi realizada a 2ª Sessão Ordinária, no ano de 2019 da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. Conduzida pelo Presidente da Casa, vereador, Cleiton Vieira, a sessão teve início às 19h, e após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, teve inicio o expediente, com a leitura, feita pelo, vereador Gerivaldo Sampaio, que assumiu os trabalhos da 1ª secretaria, substituindo o vereador Eliseu Conceição, de matérias encaminhadas pelo poder executivo e de autoria dos edis, com a sobra de tempo do expediente, foi dividido o tempo entre os vereadores Andreilto Almeida e Laércio Júnior.

O vereador, Andreilto Almeida, iniciou sua fala saudando os presentes e parabenizando o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, Diogo Rios, por apresentar, através do poder executivo o projeto de lei que trata sobre o estágio de estudantes de estabelecimento de ensino público e particular, em órgãos da administração direta, autarquia e fundacional do município, “é uma belíssima iniciativa, que pretende dar espaço aos nossos estudantes”. Em seguida, Andreilto, falou sobre a Guerra de Espadas, defendendo essa manifestação cultural, “Talvez por falta de conhecimento da cultura bonfinense, do que é uma tradição quase centenária, que temos em nossa cidade e no afã de proteger o patrimônio e talvez a vida das pessoas, o poder judiciário, coloca em risco uma tradição, que vem sendo mantida a duras penas, e aqui eu faço justiça a associação dos espadeiros, formadas por pessoas, que assim como eu, entende que essa tradição não pode acabar”. Outra pauta apresentada pelo vereador, foi prestar solidariedade aos Servidores Municipais, do Sismusb, que estão em paralização. “Existe uma consciência por parte do trabalhador, onde ninguém está pedindo aumento, todo servidor publico é conhecedor do momento de dificuldade financeira que os municípios passam, os servidores estão pedindo apenas a reposição da inflação, e essa reposição é o mínimo que o trabalhador tem direito, para diminuir as perdas dos salários”, disse.

O vereador Laércio Junior, após uma saudação aos presentes, começou sua fala desejando ao novo Presidente da Câmara, vereador Cleiton Vieira, boa sorte na condução da Casa Legislativa. Em seguida o vereador criticou o tempo de recesso dos vereadores, e destacou a promoção do Defensor Público, Dr. Henrique, que prestava serviços em Senhor do Bonfim e foi transferido para a cidade de Eunápolis, “falava a Dr. Henrique hoje que tinha um sentimento, de tristeza por saber que um grande profissional, aguerrido, que não aceitava sentenças quando eram injustas contra os pobres, não prestara mais serviços em nossa cidade”, em seguida o vereador, disse ao vereador Andreilto, que estava junto para defender os espadeiros, “bom será se tivermos o apoio dos 15 vereadores, podem contar com minha assinatura no que precisar, não podemos aceitar que seja comparada uma espada, com uma arma de fogo”. Finalizando seu discurso o edil criticou o discurso do prefeito Carlos Brasileiro, feito na abertura dos trabalhos legislativos de 2019, “Em seu discurso, ele falou tanta coisa aqui, que quando cheguei em casa fiquei imaginando, será que eu estou morando em Bonfim mesmo, andamos na rua e as pessoas perguntam, o que foi aquilo, que discurso foi aquele, o prefeito não citou nenhum dos graves problemas de Senhor do Bonfim”, disse.

Após os discursos foram sorteados os vereadores que formaram a comissão que dará o parecer da prestação de contas do ano de 2010 do saudoso ex-prefeito Paulo Batista Machado, foram escolhidos os vereadores: Reinado José, Reinaldo Ferreira Santana e Lucia Cerqueira.

*Na Ordem do Dia foram discutidas e votadas as seguintes matérias:*

• Requerimento nº 001/2019 de autoria do Vereador Cleiton Vieira, que convoca para audiência pública, a Secretária de Saúde, a Coordenação do Sistema de Regulação, o Diretor Administrativo e Diretor Médico do Hospital Dom Antônio Monteiro, o Coordenador da UPA, a Coordenação e Direção do SAMU de Senhor do Bonfim, para tratar sobre os problemas e desafios encontrados pela população no tocante a saúde, atendimento médico e hospitalar, urgência, emergência, exames e transferencias no âmbito do Município de Senhor do Bonfim.

Aprovado por unanimidade, o requerimento de nº 001/2019 foi discutido pelos vereadores Laércio Junior, Gerivaldo Sampaio e Hermógenes Almeida, e foi defendido pelo autor, vereador Cleiton Vieira, “Nesta audiência vamos ter a oportunidade de debater com a sociedade e com os representes dos órgãos, para que expliquem as diversas denúncias que existem com relação ao atendimento no Hospital Regional, no SAMU, na Rede PEBA e a na Central de Marcação” disse.

• Requerimento nº 002/2019 de autoria do Vereador Cleiton Vieira Pinto, que convoca para audiência pública, a Coordenação do INEMA, o Secretário de Infraestrurura e Meio Ambiente, a Superintendente de Meio Ambiente de Senhor do Bonfim e Membro Representante do Ministério Público, para discutir os problemas e riscos causados pelo lixão localizado na estrada que liga o municipio de Senhor do Bonfim ao Distrito de Quicé, e a implantação da mineração na região da grota, Barroca do Faleiro, podem causar ao meio ambiente e aos seres vidos.

Também aprovado por unanimidade, o requerimento nº 002/2019 foi discutido pelos vereadores, Reinaldo Santana, Andreilto Almeida, Eliseu Conceição, Laércio Junior e Otávio Xisto. Para o vereador Cleiton Vieira, autor do requerimento, essa é mais uma oportunidade da população está presente a Câmara de Vereadores, para discutir as problemáticas envolvidas no requerimento.

ASCOM – Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

Compartilhe isso