A Prefeitura de Senhor do Bonfim está intensificando os trabalhos de combate ao mosquito Cúlex Quinquefasciatos , conhecido popularmente como muriçoca.

Há vários dias os córregos e canais pluviais que cortam o perímetro urbano estão sendo desobstruídos e limpos. Os serviços envolvem a retirada de vegetação, dejetos e entulhos deixados irregularmente na água.

As atividades estão sendo monitoradas por uma equipe formada por técnicos da secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e Secretaria da Agricultura Familiar.

Além da limpeza, uma equipe do setor de Endemias está realizando trabalho de pulverização com inseticida. Nesta semana, as ações programadas aconteceram na Rua Campo Formoso (Pontilhão da Usina), e seguiram pela extensão do Canal da Malária.

“O trabalho ajuda a reduzir a infestação de muriçocas, mas também contribui para controlar e diminuir a presença do mosquito Aedes aegypti, ajudando a evitar surtos ou epidemias”, enfatizou o coordenador de Endemias, Marlon Reis.

Segundo a superintendente de Meio Ambiente, Bernadete Rocha, um dos fatores que contribui para o aumento de muriçocas é o lixo descartado nos canais pluviais da cidade.

“Sabemos que a infestação de mosquitos é um problema antigo que enfrentamos em Senhor do Bonfim, é de suma importância a participação da comunidade no combate a proliferação de muriçocas não jogando lixo em vias públicas, em terrenos baldios, e nos córregos e canais pluviais. Com união e consciência todos ganham”, alertou Bernadete.

Ainda conforme a superintendente de Meio Ambiente, os trabalhos de controle e combate vão continuar ao longo da semana em diversas áreas propícias para o desenvolvimento do mosquito.

Compartilhe isso