Os moradores da Fazenda Queimado, realizaram um grande sonho na última quarta-feira, 22 de agosto, quando foi inaugurado oficialmente o sistema de abastecimento de água tratada na comunidade.

 

O sistema está beneficiando com água de qualidade cerca de 400 pessoas que dependiam de cisternas com água da chuva e carro-pipa para suprir as necessidades do dia a dia, inclusive para atender o consumo humano.

 

Ao todo, foram implantados mais de 14 mil metros de tubulação. “Em cada 1 real que investimentos em saneamento e abastecimento, estamos economizando 4 reais em saúde. Esse empreendimento vai gerar saúde e qualidade de vida a população”, pontua  o gerente da Embasa, Raimundo Nonato.

 

Além da Fazenda Queimado, o abastecimento com água tratada está beneficiando as localidades de Lagoa do Boi, Caldeirão do Boi, Junco e Simão.

 

“Essa obra é motivo de grande satisfação. Graças aos nossos parceiros, governo do estado, sindicato, e o nosso prefeito  Carlos Brasileiro  que não tem medido esforços para levar dignidade para nossa população do campo”, salienta o vereador Rê do Sindicato.

 

 

A aposentada Maria Luiza , mora há 56 anos na Fazenda Queimado. Ela e mais oito residências de familiares passaram a receber água encanada. “Foi bom pra todos nós. Agora facilitou mais, graças a Deus está bom demais”, elogia dona Maria.

 

A água tratada chega encanada nas torneiras das residências vinda da barragem de Ponto Novo. “ Eles[moradores] estão super felizes. É vida que chega, uma vez que água é vida ”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Damiana Duarte.

 

Durante sua fala na solenidade de inauguração, o prefeito emocionado lembrou o esforço de longa data para trazer água de boa qualidade para os moradores  e anunciou novos investimentos para outras comunidade rurais do município.

 

“Ver a alegria e o brilho nos olhos dessas pessoas não tem preço. Este projeto a gente trabalha desde quando era deputado. Estamos muito felizes.Aproveito para agradecer ao governador Rui Costa e, o deputado Bobô, que deu o aval junto a Cerb”, lembra Carlos Brasileiro.

 

Ainda segundo o prefeito, os  novos investimentos do Programa Bonfim em Desenvolvimento para levar água tratada para comunidades rurais do município vão beneficiar as comunidades de Teiú , Boa Esperança ,Pedro de Souza , Várzea dos Porcos e Lagoa do Peixe ,na região de limões.

 

“Os recursos estão garantidos  por meio da Funasa , e superam  R$ 300 mil de investimento para levar água para essas localidades. É na próxima semana, será inaugurado a extensão de água de Cariacá, que vai beneficiar mais 40 famílias. É Juntando as mãos que a gente consegue avançar”, destaca Brasileiro.

 

O investimento para construção do sistema de abastecimento de água realizado pela Embasa,por meio do  Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) foi de cerca de R$ 220 mil.

 

Participaram também do evento, o vice-prefeito José Antônio, a superintendente  da secretária de  Meio Ambiente, Bernadeth Rocha, lideranças comunitárias e moradores de diversas comunidades rurais.

Compartilhe isso