Em virtude da notificação do Ministério da Saúde sobre baixa cobertura de vacinação para a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo no município de Andorinha, a Secretaria de Saúde informa que estratégias estão sendo reforçadas e planejadas para que a situação seja revertida e as metas e resultados sejam atingidos.

Veja a nota na integra:

 

Nota de Esclarecimento                                         .

Diante do exposto, sobre a baixa cobertura vacinal para poliomielite e sarampo no município de Andorinha, a Secretaria de Saúde informa que novas atividades de monitoramento e estratégias estão sendo implementadas para que os resultados atinjam as metas desejadas pelo Ministério da Saúde.

Com vista nessa possibilidade, uma das estratégias implantadas é a visitação de todas as unidades que possuem salas de vacinação por profissionais responsáveis pela imunização. A medida visa coletar informações que sirvam de base para atualização do banco de dados nacional.                                         .

Outra medida tomada é o treinamento das equipes de vacinação para acompanhamento e realização do registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI. A ação visa  criar um cronograma mensal para transmissão dos dados para o sistema nacional.                 .

Para melhorar a cobertura vacinal, também será  reativada a  parceria com a secretaria de Educação para atualizar os cartões vacinas das crianças menores de 5 anos de idade matriculadas na rede municipal de ensino.                           .

As iniciativas demonstram a preocupação e o interesse do município em resolver o problema o mais rápido possível. Por outro lado, a questão em discussão pode ter ocorrido por erro no banco de dados do sistema nacional, o que pode ter levado a redução dos índices informados pelo próprio sistema. Sendo assim, novas informações serão divulgadas em breve pela a Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe isso