Evento foi realizado entre os dias 14 e 19 de maio em 107 municípios; atendimento e capacitação ao microempreendedor individual prossegue normalmente no Sebrae

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Foram seis dias intensos de capacitação e orientação ofertados em 107 municípios baianos. Este sábado, 19, foi o dia de encerrar mais uma edição da Semana do MEI, que superou todas as expectativas. Foram 18.330 inscrições em toda a Bahia, sendo 10.860 apenas em Salvador. Porém o microempreendedor individual deve ficar atento à agenda do Sebrae, pois a 9ª edição da Semana do MEI acabou, mas as capacitações continuam normalmente nas agências de atendimento da instituição.
Com foco em inovação e finanças, a Semana do MEI contou com algumas novidades este ano. Em Salvador, que teve programação nos três turnos, foram realizados os Seminários Papo de Negócios, todos os dias, à noite, sempre com um nome de referência nacional. Quem fechou a programação dos seminários foi o palestrante Henry Vargas. Com uma apresentação lúdica, apoiada por números de ilusionismo, ele falou sobre a estratégia de vendas na era pós-digital.
Acima de tudo, Henry chamou a atenção para o fato de os consumidores terem muito mais acesso à informação e, consequentemente, exigirem mais dos produtos e serviços que compram. Ele falou sobre a comunicação de valor, que deve ser feita com foco na experiência e no resultado, e não simplesmente na venda. “O importante, hoje, não é o que você vende, mas como você vende. É necessário criar uma estratégia de conexão emocional com o cliente. O foco está no benefício ao cliente”, afirmou.
Antes de Henry, o consultor do Sebrae, Grimaldo Pinto, “aqueceu” a plateia, também falando sobre aspectos relacionados a vendas. Ele reiterou a importância de sempre buscar um diferencial. “É preciso entender o que o cliente quer, e transformar esse desejo dele em uma venda”, disse.
Balanço positivo
A gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Fernanda Gretz, destacou a ampliação do número de municípios que receberam a programação da Semana do MEI neste ano. “Isso permitiu uma expansão das ações do Sebrae direcionadas a microempreendedores individuais de diversas cidades na Bahia”, afirmou.
Fernanda falou também sobre as unidades regionais do Sebrae que estão fazendo uma programação mais intensa, como a de Irecê, que começou no dia 7 e vai se estender até o dia 25 em diversos municípios da região. A unidade regional do Sebrae em Salvador, que atende a municípios da Região Metropolitana, vai levar o atendimento nesta semana, também até o dia 25, a cidades como Alagoinhas, Catu e Lauro de Freitas.
O gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, destacou a programação diferenciada ofertada na capital baiana, com os seminários Papo de Negócios. “Procuramos trazer uma programação diversificada, que pudesse atender aquele microempreendedor individual mais maduro, que já está buscando migrar para a condição de microempresa, e também aqueles que desejam obter mais informações para se formalizar”.
Outro destaque na programação de Salvador foram as oficinas do Senac, que integraram pela primeira vez a Semana do MEI. “A parceria com o Senac este ano foi uma forma de levar o complemento do aprendizado prático ao MEI. Agregando aos conhecimentos na área de gestão e empreendedorismo, essas oficinas abordaram conteúdos mais técnicos, que são também essenciais para esse público”.
Presença de micro e pequenas empresas
Não era apenas o microempreendedor individual que estava em busca de conhecimento na Semana do MEI. Com a diversificação e a ampliação de conteúdos ofertados, o evento acabou atraindo empresários de micro e pequenos negócios. Segundo Rogério, cerca de 80% do público eram de MEI, 15% de microempresa e 5% de pequena empresa.
Durante os seis dias, foram cerca de cem capacitações sobre temas diversos, como vendas, marketing, planejamento, acesso a crédito e oportunidades de negócios.
Em Salvador, a Semana do MEI contou com a parceria do Senac, Previdência Social, Shopping da Bahia, Fecomércio-BA, Procon, CDL Salvador, Prefeitura de Salvador, CEM – Centro do Empreendedor Municipal, SAC Empresarial e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo da Bahia, além do patrocínio da Caixa Econômica.
Foto: Darío G. Neto/ASN Bahia
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