Uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta segunda-feira (2), foi realizada pela Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim (Acasb). Dezenas de crianças autistas, pais, professores e profissionais da saúde participaram da ação.

A caminhada saiu da Praça da Praça Nova e percorreu o centro da cidade. Alunos de três escolas municipais participaram da caminhada, Dr. José Gonçalves, Luís Viana e Imaculada Conceição, além do Instituto Psicopedagógico. O tema do evento este ano foi “Por uma sociedade mais consciente e inclusiva”.

Umaira Soares de Araújo é mãe de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e presidente da Acasb, durante a caminhada ela alertou sobre a importância da conscientização sobre o autismo.

“O Dia Mundial de Conscientização do Autismo visa informar sobre o autismo para que as pessoas tenham respeito e não preconceito com as nossas crianças, elas também tem direito de viver em comunidade”, enfatizou Umaira.

A coordenadora geral da Educação Inclusiva da prefeitura de Senhor do Bonfim, Ednalda Alves, também participou da caminhada e falou sobre a parceria que o município tem com a Acasb.

“Em nossa cidade , os alunos com autismo estudam em salas regulares (ensino fundamental I e II), e também é oferecido um atendimento nas salas de recursos, onde eles recebem um reforço com profissionais especializados”, enfatizou Ednalda.

O evento de conscientização iniciou no dia 26 de março com a sensibilização nas escolas da rede municipal, por meio dos professores de Atendimento Educacional Especializado – AAE.

A programação alusiva ao Dia do Autismo  termina no dia 5 de abril (quinta-feira), com a palestra: Autismo na perspectiva de Aprendizagem, que será apresentada pela psicóloga Kaliane Jambeiro Rocha, no Hotel Novo Leste, a partir das 19h.

No mesmo dia e local, às 20 horas, a psicóloga Fernanda Maria Curaçá Magalhães, irá ministrar uma palestra com o tema: A importância da Família no Desenvolvimento da Criança Autista.

A Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim foi fundada há sete anos e atualmente tem cerca de 60 mães cadastradas. No total , 53 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos participam da entidade.
.
“É preciso olhar com igualdade e respeito, não podemos ter um olhar diferente. A conscientização sobre o que é o autismo é o melhor caminho para acabar com o preconceito”, disse Carlos Brasileiro, prefeito de Senhor do Bonfim, durante a caminhada.

 

Origem do Dia Mundial do Autismo

Comemorado no dia 02 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Compartilhe isso