Nesta quinta-feira, dia 22, profissionais das Equipes de Saúde de Ponto Novo das USF’S de Mamota, Oscar Macêdo e Quintino Maciel participaram da Capacitação acerca da implantação do Protocolo Clínico para o Cuidado ao Paciente com Doença Renal Crônica no SUS, na Microrregião de Senhor do Bonfim/BA, no Auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A elaboração do Protocolo, foi uma ação do Grupo de Trabalho de Nefrologia da Microrregião de Senhor do Bonfim, contando com a colaboração dos Coordenadores da Atenção Básica de Andorinha – Sarah Mendes, Pindobaçu – Andrea Lopes, Ponto Novo – Rafael Costa e da Apoiadora Institucional de Senhor do Bonfim Soraia Martins. Com supervisão do corpo Clínico da Clínica de Nefrologia de Senhor do Bonfim – Clinefro, na pessoa de Dr. Edvaldo Costa Neto, tendo como marco orientador as Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao Paciente com DRC no SUS.

De acordo com o Dr. Edvaldo Costa, o objetivo deste Protocolo é nortear às equipes multiprofissionais, da Rede da Atenção Básica da Microrregional de Senhor do Bonfim/BA e da rede especializada (CLINEFRO), acerca do cuidado à pessoa sob risco ou com diagnóstico de DRC, abrangendo a estratificação de risco, estratégias de prevenção, diagnóstico e o seu manejo clínico.

Este documento torna-se marco norteador para o cuidado às pessoas com Doença Renal Crônica na Rede de Atenção Básica para os municípios da microrregião de Senhor do Bonfim/BA, que compreendem: Andorinha, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

Com esta capacitação, as Equipes de Saúde da Família (ESF’S) de Mamota, Oscar Macedo e Quintino Maciel tornaram-se multiplicadoras do conhecimento e farão a multiplicação das informações para as demais ESF’s do município.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo – BA
Compartilhe isso