Cerca de 100 professores alfabetizadores e coordenadores participaram da Formação Continuada Intitulada: Diálogos e Reflexões da Prática Docente, do Programa Pacto pele Alfabetização, na última sexta-feira (17), na Escola Integral Gilcina Carvalho. O evento é uma parceria entre o Governo do Estado e município.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.
Uma das principais ações promovidas por meio do pacto é a oferta de cursos de formação continuada para os coordenadores pedagógicos das escolas e os professores que atuam no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 3º ano). Em 2017, também puderam se inscrever os professores da educação infantil (pré I e II) e os articuladores e mediadores do programa Novo Mais Educação.
Para a realização desse evento, o estado oferece ao município um material pedagógico, acervo literário infantil, avaliação, treinamento e monitoramento.
Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação