Estudos apontas que vítimas procuram atendimento médico de dois a sete dias antes de cometer suicídio. Evento pretende discutir como as religiões podem ajudar na prevenção.
A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) realiza nesta sexta-feira (29), às 19h, no auditório da unidade em Petrolina, o debate “Filosofia e Espiritualidade: o Homem na busca de si”, e tem como principal objetivo o diálogo entre a filosofia e a religião no que tange a prevenção ao suicídio.
O evento faz parte do calendário do Setembro Amarelo, que visa dar destaque ao tema em âmbito mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é, desde 1990, problema de saúde pública.
O debate em formato de diálogo será entre o filósofo e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco Dr. Alexandre Reis e representantes de diferentes religiões/doutrinas como o Protestantismo, Catolicismo, Espiritismo, Budismo, Candomblé e Indígena.
No Brasil, 13 mil pessoas atentam contra a própria vida todos os anos. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Pernambuco, de 2011 até 2015, 1665 pessoas morreram por este motivo. Em Petrolina, entre 2010 e 2017, foram 82 casos.
Na Bahia, dados preliminares da Secretaria de Saúde apontam que entre 2010 e 2017 foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, sendo que apenas neste ano são 114 registros. A Secretaria de Saúde de Juazeiro confirma que em 2015 e 2016 foram 22 casos. Em 2017 já são 06.
Estudos apontam que cerca das 40% pessoas que cometem suicídio buscam atendimento médico entre dois e sete dias antes e 50% tem história de tentativa anterior.
Para participar, o interessado deverá enviar email para suicidologianovale@gmail.com. Será cobrada uma taxa de R$10 (dez reais) que será revertida para o Centro de Valorização da Vida. Após enviar o email será encaminhado um link para o preenchimento da ficha de inscrição, devendo assim ser retornado constando, em anexo, o comprovante de depósito. Um certificado de participação será entregue aos participantes.

Compartilhe isso